loading

António Oliveira ruma ao Corinthians, mas saída do Cuiabá gera confusão no Brasil

O futebol brasileiro está agitado com as negociações em torno da possível contratação de António Oliveira como treinador do Corinthians.

António Oliveira ruma ao Corinthians, mas saída do Cuiabá gera confusão no Brasil
Cuiaba

Cuiabá dificulta saída do técnico português para o Timão

Contudo, o processo tem sido marcado por entraves que estão a dificultar a concretização do acordo entre o clube paulista e o técnico português, que atualmente se encontra ligado ao Cuiabá.

Apesar de António Oliveira já se encontrar em São Paulo, pronto para assumir o comando técnico do Corinthians, a sua situação contratual ainda não está completamente resolvida.

Um dos principais impedimentos é a necessidade do seu contrato ser registado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), algo que só pode ocorrer após a formalização da rescisão contratual com o treinador anterior, Mano Menezes, junto à Federação Paulista de Futebol (FPF).

Para complicar ainda mais o processo, o Cuiabá, clube onde António Oliveira estava anteriormente, tem manifestado o seu desagrado em relação à forma como o Corinthians tem conduzido as negociações.

Transferência de António Oliveira cria clima de tensão entre Cuiabá e Corinthians

O presidente do modesto clube brasileiro, Cristiano Dresch, acusou o Corinthians de má conduta e falta de respeito, alegando que o clube paulista não comunicou devidamente o início das negociações com o técnico português.

"O Corinthians ligou-nos a comunicar que acertaram com o António, acho que faltou um pouquinho de respeito deles. Deveriam ter ligado ao Cuiabá e comunicado que iriam começar a negociar com o António", começou por dizer Dresch, aos canais oficiais do clube.

"Ligaram a dizer que tinham acertado, é praxe do futebol brasileiro, é falta de profissionalismo, falta de respeito. O Corinthians é muito maior que o Cuiabá, mas o Corinthians não precisa de desrespeitar o Cuiabá. Nós fomos desrespeitados nesta situação do António", acrescentou o dirigente.

Além disso, o Cuiabá afirma que a cláusula de rescisão contratual de António Oliveira ainda não foi paga, o que impede a libertação do treinador luso para o Timão, emblema que enfrenta atualmente uma crise de resultados.

"Em relação à cláusula, até agora não foi paga, ninguém entrou em contacto connosco para pagar [...]. Não houve nenhuma negociação com o Cuiabá. Estamos a aguardar o pagamento da cláusula, pois enquanto não for depositada, não vamos libertar o treinador", garantiu Cristiano Dresch.

O Corinthians, por sua vez, corre contra o tempo para resolver estas questões e garantir a presença de António Oliveira no banco de suplentes já no próximo jogo do Campeonato Paulista, contra a Portuguesa. t

Enquanto isso, o treinador português deverá iniciar os trabalhos no centro de treinos do clube paulista, demonstrando o seu compromisso com o projeto, apesar dos obstáculos contratuais.

A novela em torno da chegada de António Oliveira ao Corinthians continua a atrair a atenção dos adeptos e especialistas do futebol brasileiro.

As divergências contratuais entre os clubes envolvidos e as acusações de má conduta aumentam a tensão, lançando uma sombra sobre o início da parceria entre António Oliveira e o Corinthians.

Filho de Toni, António Oliveira tenta seguir as pisadas do pai no desporto rei

Filho de Toni, ídolo do Benfica, António Oliveira teve uma carreira de jogador que encerrou prematuramente aos 29 anos, em 2011.

Após pendurar as chuteiras, António Oliveira começou a trilhar o caminho técnico como auxiliar do seu pai no Tractor FC, no Irão, entre 2012 e 2015.

Seguiu-se uma breve passagem pelo Rudar Velenje, na Eslovénia, e depois rumou ao Kuwait para ser auxiliar de Toni no Kazma, entre 2016 e 2017.

A falta de um acordo de renovação com o Kazma levou António Oliveira a separar-se do pai, seguindo para o Brasil em 2020.

António Oliveira chegou ao Brasil pelas mãos de um compatriota: O professor Jesualdo Ferreira

A sua estadia no Brasil começou como adjunto de Jesualdo Ferreira no Santos, terminando com a demissão de ambos em agosto de 2020.

Ainda em 2020, António Oliveira aceitou o convite para integrar a equipa técnica de Paulo Autuori no Athletico-PR, sendo efetivado como treinador principal no ano seguinte.

Durante nove meses no comando técnico do clube paranaense, o técnico português disputou 42 jogos, conquistando 23 vitórias, sete empates e sofrendo 12 derrotas.

Em 2022, regressou a Portugal para treinar o Benfica B, permanecendo por seis meses antes de regressar ao Brasil para assumir o comando técnico do Cuiabá, em 2023.

Ao longo de duas passagens pelo clube, António Oliveira acumulou 63 partidas, com 21 vitórias, 17 empates e 25 derrotas. No Campeonato Brasileiro de 2023, o Cuiabá terminou na 12ª posição, um lugar acima do Corinthians.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?