loading

Crónica: Portugal venceu a Bielorrússia e tem um pé no Europeu de voleibol masculino

Portugal deu hoje um grande passo rumo à fase final do Campeonato da Europa de voleibol masculino deste ano, ao bater, em Matosinhos, a Bielorrússia, por 3-1 (25-22, 25-19, 21-25 e 25-21).

Crónica: Portugal venceu a Bielorrússia e tem um pé no Europeu de voleibol masculino

A seleção portuguesa lidera o Grupo G de qualificação para o Euro2021 só com vitórias, soma 11 pontos e no sábado defronta a Noruega pelas 18:00, no mesmo recinto, podendo carimbar neste jogo frente aos nórdicos o apuramento.

Portugal entrou bem frente aos bielorrussos, impondo-se logo no primeiro parcial graças a um desempenho equilibrado, mas sem grande brilho, e as duas equipas dividiram depois o comando do marcador até este registar uma igualdade a 19 pontos.

A partir daí, a equipa portuguesa passou para a frente, Miguel Rodrigues fez o 22-20 com um grande serviço e Hugo Gaspar fechou o ‘set’ para as cores portuguesas com um remate que o bloco adversário rechaçou para fora.

A seleção portuguesa entrou bem no segundo o parcial e adiantou-se no marcador (4-1, 7-4 e 9-6), com o oposto Hugo Gaspar a conseguir algumas boas ações ofensivas.

O jogo perdeu qualidade, mas Portugal não perdeu o norte, dominou, chegou aos 17-12 e destino deste ‘set’ ficou traçado, tendo caiu para o lado português por uns claros 25-19 e depois de um bloco poderoso a travar a um ataque contrário.

O panorama mudou muito no parcial seguinte, porque a Bielorrússia entrou agressiva no serviço e com isso criou maiores dificuldades à receção de Portugal e conseguiu ganhar uma vantagem decisiva no marcador (10-13, 13-17, 17-21 e, por fim, 21-25).

Depois um parcial menos conseguido, a seleção portuguesa reagiu com muita personalidade no seguinte, cometeu poucos erros e apenas consentiu algumas igualdades. Nunca, porém, deixou que a Bielorrússia saltasse para a frente, salvo numa fase ainda precoce (2-3).

O segredo da exibição portuguesa na reta final deste jogo residiu na sua regularidade. Alexandre Ferreira, que até então tinha estado apagado, apareceu com o seu serviço na hora certa e obteve dois pontos seguidos (19-17 e 20-17).

Tiago Violas ainda assustou com um serviço para a rede, mas depois foi só mesmo um susto porque o conjunto orientado por Hugo Silva fez o 24-21 e beneficiou de um remate para fora do ataque bielorrusso para fazer o 25-21 final e fechar, assim, o jogo a seu favor.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?