loading

Dakar 2012: Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves penalizados

Hélder Rodrigues (Yamaha) foi penalizado na 11.ª etapa do rali de todo-o-terreno Dakar2012, mantendo o terceiro lugar na classificação geral, mas agora com uma vantagem para o quarto posicionado de 16 minutos.

Dakar 2012: Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves penalizados

Os ''motards'' portugueses estão em fase ''negra'' neste Dakar, já que esta penalização se segue às seis horas aplicadas a Paulo Gonçalves (Husqvarna), e ao tempo perdido por erro de navegação por Ruben Faria (KTM), já na etapa de hoje.

A especial Arica-Arequipa, de 478 quilómetros, dividida em dois setores, era variada, com pistas de pedra e escorregadias, passagens de rios e dunas de areia branca, com passagens por zonas consideradas perigosas, já no Peru.

O francês Cyril Despres e o espanhol Marc Coma, ambos em KTM, abordaram a etapa de ligação do Chile ao Peru separados por 21 segundos apenas, mas no final dia o líder, vencedor em Arequipa, reforçou o estatuto, agora com uma margem de 2.22 minutos. Despres venceu a etapa, em 4:03.37 horas, seguido de mais duas KTM, dos espanhóis Farres Guell (a 1.39 minutos) e de Coma (a 2.01). Na geral, Despres tem 13:11.16 e um dia, com Coma a 2.22 minutos e Hélder Rodrigues a 1:08.40, depois de ter sido nono hoje, a 7.44.

''Perdi algum tempo na passagem pelo primeiro dos dois rios que havia para atravessar nesta etapa. Depois fiz uma gestão cautelosa do meu andamento, porque esta noite não vamos ter assistência e era importante poupar a moto e os pneus para o dia de [sexta-feira]'', disse no final da tirada Rodrigues.

Hélder Rodrigues continua bem posicionado para repetir o pódio do ano passado, mas as expetativas de uma boa classificação final terminaram para Paulo Gonçalves (Husqvarna), penalizado em seis horas e a cair mais de vinte lugares na geral.

O castigo aplicado a Gonçalves não se aplica ao sucedido na etapa de hoje, mas sim na etapa em que ficou atolado na lama: alegadamente foi rebocado para sair daquela zona, o que não era permitido, e após terem recebido denúncias do sucedido, os juízes do Dakar2012 aplicaram a severa penalização ao ''motard'' português, que assim caiu do sétimo lugar para 30.º, a 8:00.16 horas do primeiro. Desmotivado, ele que admitia antes da competição querer lutar pelo pódio, foi o 15.º do dia, a 18.35 de Despres.

Quanto a Ruben Faria (KTM), cometeu um erro de navegação, logo no início da etapa, cerca do vigésimo quilómetro, falhando a pista que devia. Um desacerto que lhe custou caro, já que foi apenas o 38.º do dia, a 1:02.16. Na geral, mantém o 12.º lugar, mas já a 3:42.43 de Cyril Despres, de quem é a primeira assistência na prova.

Bianchi Prata (Husqvarna) continua em prova e com tendência para subir alguns lugares. Hoje foi 40.º, a 1:03.58, subindo quatro lugares, para 43.º, a 11:25.44 do primeiro.

A etapa de sexta-feira liga Arequipa a Nazca - uma especial de 245 quilómetros, que se antevê difícil, com cerca de 20 quilómetros de dunas encadeadas umas atrás das outras. Deverá ser nesse setor de dunas que as diferenças se farão sentir, contando muito a experiência dos ''motards''.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?