loading

"Fábio Silva não terá estado na melhor atitude. Jogadores do FC Porto ou formados são useiros"

O mundo do futebol português é conhecido pela intensa rivalidade entre os clubes, sendo o clássico entre Benfica e FC Porto um dos momentos mais esperados e emocionantes da temporada.

"Fábio Silva não terá estado na melhor atitude. Jogadores do FC Porto ou formados são useiros"
Rangers

"É feio este hábito nacional de assobiar lá porque jogou no FC Porto ou saiu do clube", reconhece antigo dirigente do Sporting.

No entanto, o mais recente episódio protagonizado por Fábio Silva, jogador que trilhou parte do seu percurso nas camadas jovens do Benfica antes de se destacar no FC Porto, acrescenta uma camada adicional de polémica a essa já fervilhante rivalidade.

O gesto de Fábio Silva ao sair do relvado da Luz após o confronto entre Benfica e Rangers, a contar para a Liga Europa, numa clara alusão à goleada de 5-0 imposta pelos dragões aos encarnados no passado domingo, levantou uma onda de críticas e discussões sobre a linha ténue entre a celebração desportiva e a provocação desnecessária dos jogadores.

"O FC Porto deveria, de uma vez por todas, erradicar essa cultura"

Este gesto surge numa sequência de eventos que começou com a controversa fotografia dos jogadores do FC Porto que circulou nas redes sociais, onde aparecem a exibir os cinco dedos, um gesto interpretado como uma provocação direta aos adeptos benfiquistas.

A reação do treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, não se fez esperar. Perante a crescente controvérsia em torno das atitudes dos jogadores, Conceição emitiu um pedido público de desculpas, afirmando que não era essa a intenção do grupo de jogadores azuis e brancos.

"Acredito que jogar contra o Benfica pode ter muito peso para os adeptos, mas para nós é mais um jogo. Não festejamos vitórias, festejamos títulos", começou por dizer Sérgio Conceição.

"Se houve algum festejo mais exagerado, aproveito para pedir desculpa. Não era essa intenção", acrescentou o treinador português.

"Sei que esta semana saiu uma fotografia que a mim não me agradou e já falei com os jogadores. Porque aqui não festejamos nada. Festejamos no final, se tivermos motivo para isso", disse ainda o técnico dos dragões.

No entanto, a controvérsia não ficou por aqui. Depois do gesto de Fábio Silva na Luz, Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, criticou não apenas o gesto do jogador português, mas a cultura de provocação que, na sua opinião, tem sido associada aos jogadores do FC Porto.

"É feio este hábito nacional de assobiar lá porque jogou no FC Porto ou saiu do clube", começou por defender Carlos Barbosa da Cruz, em declarações na CMTV, citado pelo jornal 'Bancada.pt'.

"Ele também não terá estado na melhor da suas atitudes a fazer aquele gesto. Não terá estado bem porque não compete aos jogadores fazer isso", observou o conhecido adepto dos leões.

Para o comentador afeto ao Sporting, é fundamental que os clubes promovam valores de respeito e fair-play entre os seus jogadores, independentemente das rivalidades em campo.

"Devo dizer aqui em abono da verdade que os jogadores do FC Porto ou formados no FC Porto são useiros e vezeiros", destacou Barbosa da Cruz.

"Normalmente, anda ali à volta dos jogadores do FC Porto quando vão jantar. É feio e o FC Porto deveria, de uma vez por todas, erradicar essa cultura", rematou o antigo dirigente do emblema verde e branco.

A controvérsia em torno do gesto de Fábio Silva reflete não apenas a intensidade da rivalidade entre Benfica e FC Porto, mas também a sensibilidade dos adeptos em relação a demonstrações de provocação por parte dos jogadores.

Num momento em que o fair-play e o respeito mútuo são fundamentais, este episódio levanta questões sobre os limites do comportamento desportivo e a responsabilidade dos jogadores enquanto representantes das suas equipas.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?