loading

FC Porto-Benfica: Jonas 'Pistolas' tem disparado de recorde em recorde

Em 2014 chegou à Luz, sem espaço no Valência, mas rapidamente convenceu tudo e todos, ao ponto de ser o segundo futebolista estrangeiro com mais golos no Benfica (101) e o primeiro a marcar em dez jornadas consecutivas.

FC Porto-Benfica: Jonas 'Pistolas' tem disparado de recorde em recorde

Jonas, que ganhou a alcunha de ‘Pistolas’, tal a rapidez com que dispara para o golo, já se tornou um fenómeno no Benfica, equipa que lhe devolveu o estatuto e a importância que o fizeram ser o ‘rei’ do Brasileirão, pelo Grémio, em 2010.

O sucesso de então deu-lhe o passaporte para a Europa e duas razoáveis épocas no Valência e uma outra não tão boa valeram-lhe a já conhecida dispensa quando Nuno Espírito Santo era técnico do clube ‘che’.

O Benfica agradeceu e Jonas chegou à Luz ainda com Jorge Jesus como treinador, encantando época após época, mesmo apesar de na última, a do tetracampeonato, ter sido menos influente e ter tido a sua carreira em risco.

Na primeira época de ‘águia ao peito’, a fazer dupla com o compatriota Lima, Jonas fica a um golo da Bola de Ouro (20 golos), ganha pelo portista Jackson Martinez, mas na segunda, em 2015/16 venceu o troféu (32 golos), à frente do argelino Slimani (27).

Os golos parecem fáceis para o brasileiro, a caminho dos 34 anos, mas o Benfica proporciona-lhe uma das melhores fases da carreira, senão a melhor, com uma produção que o leva a bater recordes atrás de recordes.

Depois de uma última época frustrante, com uma cirurgia ao pé direito e uma infeção bacteriana que o fez temer pela carreira, Jonas ainda voltou aos relvados para ajudar os ‘encarnados’ a chegarem ao ‘tetra’, terminando a I Liga com 13 golos.

Esta temporada, voltou a ser o mesmo de sempre, golos atrás de golos – mesmo com um Benfica menos produtivo e com exibições menos conseguidas -, somando 15 golos, num total de 16 (marcou na Supertaça), assumindo a liderança dos marcadores.

No domingo, Jonas ultrapassou a fasquia de 100 golos pelo Benfica, chegou aos 101, tornando-se o 17.º jogador da história dos ‘encarnados’ a fazê-lo, o primeiro brasileiro e o segundo estrangeiro, atrás do paraguaio Cardozo (171 golos).

Os dois golos na goleada ao Vitória de Setúbal (6-0), na 12.ª jornada, deram-lhe ainda o estatuto de ser o primeiro jogador do Benfica a marcar em dez jogos consecutivos no campeonato, ultrapassando Julinho (nove jogos em 1949/50) e Eusébio (1964/65).

Nesta edição da Liga, o brasileiro marcou em 11 dos 12 jogos do Benfica, falhando apenas no triunfo em Chaves (1-0), à segunda jornada, no qual o internacional suíço Seferovic marcou o único golo do jogo.

Jonas marcou ao Sporting de Braga (1), falhou em Chaves, e voltou a marcar ao Belenenses (3), Rio Ave (1), Portimonense (1), Boavista (1), Paços de Ferreira (1), Marítimo (1), Desportivo das Aves (2), Feirense (1), Vitória de Guimarães (1) e Vitória de Setúbal (2).

No Dragão, Jonas reencontra um adversário a quem apenas marcou uma vez, na última temporada no Estádio da Luz, ao converter uma grande penalidade aos sete minutos, num jogo que terminaria igualado 1-1.

Os ‘dragões’, tal como o Sporting, a quem nunca marcou, não são dos adversários mais penalizados por Jonas, que terá, imperativamente, que marcar se quiser manter-se com hipóteses de superar o registo de golos em jornadas, pertença do portista Fernando Gomes, com 14 jogos a marcar em 1984/84.

O jogo entre FC Porto, líder da I Liga, com 32 pontos, e Benfica, terceiro, com 29, da 13.ª jornada, está agendado para as 20:30 de sexta-feira, no Estádio do Dragão.

Programa da jornada

Sexta-feira, 1 de Dezembro de 2017
Sporting - Belenenses, 1 - 0
FC Porto - Benfica, 0 - 0

Sábado, 2 de Dezembro de 2017
Moreirense - Marítimo, 1 - 1
Tondela - Rio Ave, 1 - 3
Desp. Chaves - Boavista, 0 - 0

Domingo, 3 de Dezembro de 2017
Feirense - Desp. Aves, 0 - 1
Sp. Braga - Paços Ferreira, 3 - 0
V. Setúbal - V. Guimarães, 1 - 2

Segunda-feira, 4 de Dezembro de 2017
Estoril - Portimonense, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?