loading

Jogos Olímpicos: COI abre processos disciplinares a 28 atletas russos

O COI diz que as medidas foram tomadas na sequência das provas produzidas pelo investigador Richard McLaren, a pedido da Agência Mundial antidopagem (AMA).

Jogos Olímpicos: COI abre processos disciplinares a 28 atletas russos

No seu relatório, McLaren acusa o estado russo de ter “patrocinado” o consumo de ‘doping’, recorrendo aos seus serviços de inteligência para organizar a troca de amostras de análises durantes os Jogos em Sochi.

O COI abriu os processos disciplinares a 28 atletas, em relação aos quais à evidência de manipulação de uma ou mais amostras de urina, que foram coletadas durante os Jogos Olímpicos de inverno Sochi2014”, refere o comunicado do organismo olímpico.

McLaren entende que 28 de 95 das amostras estudadas pela sua equipa têm sinais de manipulação.

As 28 amostras serão reanalisadas pelo laboratório antidopagem de Lausana, com o COI a sublinhar que os casos não são ainda de doping, mas que a manipulação por si só pode conduzir a sanções.

Já tinham sido sancionados pelo COI 27 atletas russos, em resultado da reanálise de amostras referentes aos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e Londres2012.

O governo russo tem negado qualquer envolvimento estatal no recurso ao ‘doping’, mas o antigo ministro do Desporto e atual vice-primeiro ministro, Vitali Mutko, foi banido dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, face a esta controvérsia.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?