loading

Rio-2016: Brasil bate Alemanha e conquista o ouro mais desejado

O Brasil conquistou hoje o muito desejado ouro no futebol dos Jogos Olímpicos, com Neymar a selar o inédito título, após triunfo sobre a Alemanha, por 5-4 no desempate por penaltis, depois do 1-1 no prolongamento.

Rio-2016: Brasil bate Alemanha e conquista o ouro mais desejado

Quando Weverton defendeu o quinto penalti da Alemanha, de Nils Peterson, o ‘capitão’ Neymar ficou com a responsabilidade sobre os ombros: beijou a bola, travou a corrida e atirou, deixando o mítico Maracanã em pleno júbilo.

Foi uma pequena ‘desforra’ da humilhante derrota 1-7 frente à Alemanha, nas meias-finais do Mundial de 2014.

O ouro é justo para a equipa que mais fez por ser feliz, já que, no prolongamento, os ‘canarinhos’ foram os únicos a tentar verdadeiramente evitar a lotaria dos penaltis, com os germânicos a serem, por vezes, demasiado passivos na posse de bola.

Neymar, aos 27 minutos, na cobrança exemplar de livro direto, que ainda bateu na trave, foi quem marcou o único golo dos sul-americanos no tempo regulamentar, dando sentido ao domínio que a sua equipa exercia.

Ainda assim, aos 11, Julian Brandt ia surpreendendo com um remate em arco – e em jeito – que beijou a trave. A apetência dos germânicos pelos ferros voltou a manifestar-se ainda por duas vezes antes do intervalo, num desvio de Maximiliam Meyer para o poste e num cabeceamento de Lars Bender à barra.

O empate, que já se justificava, surgiu na segunda parte, aos 59, e nasceu de um cruzamento na direita de Jeremy Toljan, que apanhou o ‘capitão’ Maxililian Meyer sozinho na área, sem problemas para faturar’.

O Brasil encaixou, reagiu e pressionou até ao fim do tempo regulamentar, mas sem êxito. No prolongamento, mais do mesmo: os anfitriões a procurar fazer o segundo, perante um adversário bem mais passivo.

Luan (96), que se perdeu entre quatro defesas com Neymar liberto na área, e Rafael Alcantara (116), que perdeu o duelo com o guarda-redes, poderiam ter evitado os penaltis.

A Alemanha, que afastou Portugal, pode queixar-se de se ter apresentado sem a melhor equipa, já que a federação acordou com os clubes não chamar ninguém que tenha estado no Euro2016 que Portugal venceu, poupar quem se transferiu neste verão e convocar, no máximo, dois atletas por clube.

A medalha de bronze foi para a Nigéria, que venceu as Honduras por 3-2.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?