loading

Meia-maratona de Portugal contará com mais de 20.000 participantes

A Meia-maratona de Portugal, pela primeira vez integrada na «Rock ´n´roll Marathon Series», deverá contar com pouco mais de 20.000 participantes, duplicando as estimativas iniciais para esta competição de atletismo.

Meia-maratona de Portugal contará com mais de 20.000 participantes

«As inscrições fecharam com 15 dias de antecedência. São esperadas mais de 20.000 pessoas», revelou hoje o presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Móia, na última conferência antes da prova, a disputar domingo.

Carlos Móia disse não encontrar apenas uma justificação para o crescimento exponencial da corrida que atravessa a ponte Vasco da Gama, considerando que podem ser de vária ordem as razões para os números alcançados.

“Pode ser devido à curiosidade de ser uma maratona rock ‘n´roll [a prova passou a integrar este calendário internacional, com a presença de várias bandas musicais no conceito da corrida], mas também é exponencial o aumento de pessoas em tempos de crise. É essa a experiência que temos”, referiu.

O dirigente explicou que as maiores dificuldades financeiras colocam mais pessoas a fazer exercício físico como a corrida, de forma quase gratuita, e que esse pode ser também um dos fatores que explica o crescimento.

A competição, que implica um investimento entre os 800.000 e um milhão de euros, traz a Lisboa alguns dos nomes maiores do atletismo mundial, uma das premissas para integrar o projeto do “Competitors Group”, com várias maratonas em todo mundo.

Em crescimento está igualmente o número de participantes estrangeiros, naquilo que Carlos Móia considera uma mais-valia para o turismo e economia portuguesa, com a corrida a passar de 300 estrangeiros inscritos para 1.047.

O dirigente referiu ter inscrições dos Estados Unidos, Espanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Irlanda, Holanda, Polónia, Dinamarca, Itália, Finlândia, entre outras.

Na parte desportiva a japonesa Mizuki Noguchi – que hoje marcou presença na conferência -, campeã olímpica em Atenas2004, é um dos nomes fortes, mas também a queniana Priscah Jeptoo, medalha de prata em Londres.

Em masculinos, o etíope Tariku Bekele, medalha de bronze nos 10.000 metros de Londres2012, o queniano Martin Lel, várias vezes vencedor em Londres, Nova Iorque e até Lisboa, ou o seu compatriota Silas Sang, vencedor desta “meia” em 2008, 2009 e 2011, são figuras de proa na corrida lisboeta,

A apresentação de hoje serviu também para destacar o espanhol Santiago Sanz, considerado o melhor atleta tetraplégico do Mundo e que em Lisboa tentará bater o recorde mundial na prova de cadeira de rodas.

A prova de domingo terá início às 10:30, com início na Ponte Vasco da Gama e final nos Olivais, e será feita ao som de seis bandas musicais – dispostas ao longo dos cerca de 21 quilómetros – e três DJ, sendo esperados concertos dos Xutos e Pontapés, e de João Gil e Luís Represas no final.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?