loading

Futsal português sob fogo: Benfica formaliza protesto após incidente na final da Taça da Liga

O futsal português encontra-se mergulhado numa controvérsia sem precedentes, desencadeada por um incidente surpreendente na final da Taça da Liga entre o Benfica e o Sporting.

Futsal português sob fogo: Benfica formaliza protesto após incidente na final da Taça da Liga
Benfica

O clube encarnado, liderado por Rui Costa, formalizou um protesto junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), alegando uma alteração nas regras da FIFA e solicitando a anulação e repetição do jogo, que terminou com a vitória dos leões.

O incidente em questão envolveu a invasão de campo por parte de Taynan, jogador do Sporting, num momento crucial do jogo, o que levou o Benfica a formalizar um protesto junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), alegando uma possível alteração nas regras da FIFA e solicitando a anulação e repetição do jogo.

A partida, que decorreu na Póvoa de Varzim, foi marcada pela tensão entre as duas equipas desde o primeiro minuto. No entanto, foi no momento derradeiro do confronto que a controvérsia atingiu o seu auge.

Taynan, suplente do Sporting na altura, invadiu o campo interrompendo um avanço promissor do Benfica, num gesto que desencadeou uma onda de indignação por parte dos adeptos benfiquistas e da equipa técnica encarnada.

O técnico do Benfica, Mário Silva, manifestou no final do encontro a sua insatisfação com o incidente que, segundo ele, 'manchou' a final da Taça da Liga de futsal. o técnico das águias chegou mesmo a apelidar o jogador leonino de 'vândalo'.

No entanto, a decisão formal de protesto só foi tomada esta quinta-feira, evidenciando a seriedade com que o clube encarnado encara a situação. Rui Costa lidera a investida na procura de justiça desportiva, invocando uma alteração nas regras da FIFA, datada de 18 de dezembro, com efeitos a partir de 1 de novembro.

Os encarnados sustentam que a entrada de Taynan não pode ser interpretada como uma substituição irregular, mas sim como uma interferência direta no jogo, passível de punição.

Além disso, argumentam que o jogador deveria ter sido expulso por travar uma situação clara de golo, considerando ainda que o Benfica estava em vantagem numérica no momento do incidente.

Este desenrolar dos acontecimentos coloca o dérbi entre Benfica e Sporting num novo patamar, agora não apenas como um confronto desportivo, mas como uma disputa que será resolvida nos tribunais desportivos.

A polémica gerada por este incidente levanta questões não apenas sobre a ética desportiva e o fair-play, mas também sobre as implicações que poderá ter para o futuro do futsal em Portugal.

À medida que o caso avança, aguarda-se com expectativa qual será a posição da Federação Portuguesa de Futebol perante este protesto formalizado pelo Benfica. Uma coisa é certa: esta controvérsia promete continuar a dominar as conversas no mundo do futsal português por algum tempo, deixando marcas profundas na modalidade.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?