loading

LE: Sporting reencontra Atalanta e regressa à Áustria e Polónia, onde nunca conseguiu vencer

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, no Grupo D da Liga Europa de futebol, e estreia-se com os austríacos do Sturm Graz e com os polacos do Raków Czestochowa, países onde nunca venceu, ditou o sorteio esta sexta realizado no Mónaco.

LE: Sporting reencontra Atalanta e regressa à Áustria e Polónia, onde nunca conseguiu vencer
Sporting CP

Os ‘leões’ contam cinco embates com o emblema de Bérgamo, cabeça de série do agrupamento, o último dos quais nos quartos de final da edição da Taça das Taças de 1987/88, quando perdeu 2-0 em solo transalpino e, depois, não foi além de um empate 1-1 em casa.

Antes dessa eliminatória, o histórico de embates até era favorável aos lisboetas, com o triunfo na primeira ronda da Taça das Taças, em 1963/63, com uma vitória por 3-1 no então utilizado jogo de desempate, repetindo o resultado da segunda mão (3-1), que corrigiu o desaire em Bérgamo (2-0).

Nos anos mais recentes, a Atalanta voltou ao topo do futebol italiano, tendo terminado na época passada a Serie A no quinto lugar, à frente da Roma, de José Mourinho, e da Juventus, que eliminou os ‘leões’ da competição, mas, mesmo assim, longe do poderio que levou a equipa aos quartos de final da Liga dos Campeões em 2019/20.

O treinador Gian Piero Gasperini, no clube desde 2016/17, tem sido o ‘dínamo’ deste desenvolvimento, quase sempre com um plantel sem grandes ‘estrelas’, mas grande sentido coletivo.

O defesa Scalvini, os médios Koopmeiners, Pasalic e De Ketelaere e os avançados Lookman, El Bilal Touré, e Scamacca, estes dois últimos contratados por 28 e 20 milhões de euros a Almería e West Ham, respetivamente, destacam-se num elenco que deixou de contar com Rasmus Hojlund, que rumou ao Manchester United, e o defesa central ex-Sporting Demiral, agora no Al-Ahli.

Nos dois primeiros jogos do campeonato, ambos disputados como visitante, a Atalanta perdeu no terreno do Frosinone (2-1) e venceu no recinto do Sassuolo (2-0).

Além dos italianos, com quem os ‘leões’ somam seis vitórias, 13 empates e 14 derrotas, o Sporting depara-se com outras más memórias, frente a clubes austríacos.

O balanço até pode ser positivo, com sete vitórias contra seis derrotas e dois empates, mas o histórico recente não joga a favor dos ‘verde e brancos’, que nunca venceram na Áustria (dois empates e cinco derrotas).

Já sob o comando de Rúben Amorim foi afastado da fase de grupos da Liga Europa de 2020/21, no play-off’, com uma goleada em casa 4-1 frente ao LASK Linz, reencontrando um adversário da fase de grupos no ano anterior, que venceu em casa por 3-0 e perdeu no Estádio José Alvalade por 2-1, sob a orientação de Silas.

A vitória por 2-0 e o empate 0-0 na primeira eliminatória da caminhada para a final da Taça UEFA de 2004/05, com o ‘timoneiro’ José Peseiro, até parecia ter quebrado esta ‘malapata’, alimentada pelas eliminações frente a Casino Salzburgo (2-0 em casa e 0-3 fora, após prolongamento), na Taça UEFA de 1993/94, e Rapid Viena (2-0 e 0-4, após prolongamento), na Taça das Taças de 1995/96.

Antes, dois sucessos em eliminatórias com LASK Linz, na também extinta Taça das Cidades com Feira, na época 1969/70 (4-0 e 2-2) e Swarovski Tirol (4-0 e 2-4) e na Taça das Taças de 1987/88, e no grupo da Intertoto de 1968 com o Rapid (4-1 e 0-3).

O emblema que terminou a última Bundesliga austríaca no segundo lugar, atrás do decacampeão Salzburgo, adversário do Benfica na ‘Champions’, e que nunca superou uma fase de grupos da Liga Europa, foi, já esta época, afastado da Liga dos Campeões pelos neerlandeses do PSV Eindhoven, que venceram 4-1 e 1-3.

O campeão polaco Raków Czestochowa, que pela primeira vez chegou ao título em 102 anos de história do clube, igualmente sob forte influencia do seu carismático técnico Marek Papszun, estreia-se em fases de grupos das competições continentais, ao ‘cair’ na Liga Europa, ao perder no play-off frente ao Copenhaga, depois de ter superado Qarabag e Aris Limassol.

Esta época, o clube do norte da Silésia segue, após seis jornadas, entre os oitavos classificados do campeonato polaco, com sete pontos, mas apenas quatro jogos disputados.

A Polónia é mais um país onde o Sporting nunca venceu, tendo empatado 2-2 e perdido 1-0 nas duas visitas ao Légia Varsóvia, em duelos compensados pelas vitórias em Lisboa por 1-0 e 2-0, para a Liga Europa de 2011/12 e para a ‘Champions’ de 2016/17.

A fase de grupos da Liga Europa vai ser disputada entre 21 de setembro e 14 de dezembro, enquanto as rondas a eliminar vão ocorrer em 2024, tendo em vista a final, marcada para 22 de maio, na Dublin Arena.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?