loading

Conselho de Justiça da Federação reduz castigos a Hulk e Sapunaru

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu hoje reduzir os castigos dos futebolistas Hulk e Sapunaru para três e quatro jogos de suspensão, respetivamente, disse à Lusa fonte do FC Porto.

Conselho de Justiça da Federação reduz castigos a Hulk e Sapunaru

O CJ, que analisou o recurso dos portistas, alterou as decisões da Comissão Disciplinar da Liga, que tinha suspendido Hulk por quatro meses e Sapunaru por seis, devido a agressões a assistentes de recintos desportivos no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz, registadas após o jogo Benfica-FC Porto (1-0), da 14.ª jornada da Liga, disputado a 20 de dezembro de 2009.

A decisão da Liga foi tomada a 19 de fevereiro, mas os jogadores estavam suspensos preventivamente desde os incidentes, não tendo alinhando em qualquer jogo das competições nacionais.

O CJ alterou ainda multas aplicadas, aumentando a de Hulk de 2250 para 2500 euros e reduzindo a de Sapunaru de 4750 para 4500.

Hulk, que está em condições de voltar a jogar hoje, com o Rio Ave, nas meias finais da Taça de Portugal, se o treinador Jesulado Ferreira assim entender, alinhou apenas em jogos da Liga dos Campeões, enquanto Sapunaru foi emprestado ao Rapid de Bucareste.

No recurso, os jogadores pediam a nulidade do acórdão da CD da Liga e, apesar de alegarem que os ''stewards'' não são intervenientes no jogo, remetiam, ''na melhor das hipóteses'', para o artigo 120 do Regulamento Disciplinar da Liga, que prevê penas dois a seis jogos de suspensão para agressões de jogadores a ''delegados ou outros intervenientes do jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo''.

Para punir Hulk e Sapunaru, a CD da Liga baseou-se na alinea f) do número 1 do Artigo 115 - agressão em outros casos - cuja moldura penal vai de seis meses a três anos de suspensão. As penas foram atenuadas por entender a Liga que tinha havido provocação.

Além de alterar os castigos de Hulk e Sapunaru, o CJ da FPF confirmou o castigo aplicado a Vandinho, do Sporting de Braga, que cumpre uma suspensão de três meses, por tentativa de agressão ao treinador adjunto do Benfica, Raul José, ao intervalo do jogo Sporting de Braga-Benfica (2-0), da nona jornada da Liga, a 01 de novembro de 2009.

Do mesmo modo, o CJ confirmou os castigos aplicados a Mossoró e Ney, que já cumpriram três e dois jogos de suspensão, respetivamente, por envolvimento em incidentes no mesmo jogo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?