loading

CAN 2010: Equipas sedeadas em Cabinda (Costa Marfim, Gana e Burkina Faso) estão tranquilas

As três selecções de futebol do Grupo B da CAN2010 sedeadas no enclave angola de Cabinda (Costa do Marfim, Burkina Faso e Gana) estão tranquilas, apesar do ataque de sexta-feira ao autocarro do Togo, que causou oito feridos.

O presidente da Federação de Futebol do Congo, Constant Omari, membro do Comité Organizador da CAN (Cocan), disse hoje que não se registou qualquer nota divergente por parte das três selecções.

“As equipas estão lá [em Cabinda] e não há qualquer nota discordante. Não recebemos qualquer sentimento de inquietude por parte das equipas. Ouvimos muitas coisas, muitos rumores, mas a única via que seguimos é a do prosseguimento da CAN”, referiu Omari, em declarações à agência France Press.

As declarações do presidente da federação congolesa estão em linha com as palavras do técnico português Paulo Duarte, seleccionador do Burkina Faso, que sexta-feira disse à Agência Lusa sentir-se “seguro” nas instalações em que a equipa está alojada em Cabinda.

“Sentimo-nos perfeitamente seguros, num aldeamento, como que numa aldeia olímpica, em que iriam ficar as quatro selecções. Uma delas rejeitou e, infelizmente, essa mesma selecção teve um acidente. O Togo quis ficar aqui a 120 quilómetros, no Congo, e depois veio de autocarro e aconteceu o que aconteceu”, referiu Paulo Duarte.

Omari também comentou a eventual retirada da selecção do Togo, lembrando que “estão previstas sanções nos regulamentos” para este tipo de situações.

A selecção do Togo tem previsto um encontro segunda-feira em Cabinda com a selecção do Gana, pelas 19:30 locais (18:30 em Lisboa), no arranque do Grupo B.

A realização do encontro pode estar comprometida caso a selecção do Togo decida abandonar a competição, hipótese admitida sexta-feira pelo seu capitão, o avançado do Manchester City Emmanuel Adebayor.

O atentado ocorreu junto à fronteira do Congo com Angola e as primeiras notícias, mais tarde desmentidas, davam conta da morte do motorista do veículo. Entre os restantes feridos contam-se dois futebolistas togoleses.

Pelas 17:00, defrontam-se as equipas da Costa do Marfim - adversária de Portugal no Campeonato do Mundo da África do Sul - e do Burkina Faso, orientada pelo português Paulo Duarte.

A CAN2010 inicia-se domingo em Luanda com o encontro entre a selecção anfitrião, Angola, e a do Mali, decorrendo até 31 de Janeiro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

CAN

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?