loading

I Liga (balanço): Pedro Gonçalves 'replicou' Simão 18 anos depois

O futebolista Pedro Gonçalves tornou-se o primeiro jogador português desde 2002/03 a acabar a I Liga portuguesa de futebol no topo dos marcadores, repetindo o feito do benfiquista Simão.

I Liga (balanço): Pedro Gonçalves 'replicou' Simão 18 anos depois

Com 23 golos, depois de um ‘hat-trick’ – apenas o segundo na edição 2020/21, após conseguido pelo espanhol Mario González, do Tondela, em apenas 13 minutos – ao Marítimo (5-1), o ex-jogador do Famalicão superou o benfiquista Seferovic por um tento.

Além dos três golos a fechar, o jogador do Sporting, que foi alternando entre o meio-campo e o ataque, logrou seis ‘bis’, a Santa Clara (2-1 fora), Tondela (4-0 em casa), Vitória de Guimarães (4-0 fora), Moreirense (2-1 em casa), Marítimo (2-0 fora) e Benfica (3-4 fora).

O registo de Pedro Gonçalves supera claramente os 19 tentos que valeram a Vinícius (Benfica) o ‘título’ na época passada e igualam precisamente o de Seferovic, que em 2018/19 ganhou com os mesmos 23 tentos, três à frente de Bruno Fernandes.

O internacional helvético perdeu o cetro na última ronda, em Guimarães, ao ficar-se por um ‘bis’, capítulo em que reinou, com um total de oito.

No pódio, ficou ainda o iraniano Mehdi Taremi, que depois de ter sido segundo na época passada, com 18 tentos ao serviço do Rio Ave, foi agora terceiro, na primeira época no FC Porto, ao concretizar 17.

Em termos coletivos, os ‘dragões’ acabaram com o melhor ataque, com 74 golos, precisamente a mesma marca que já lhe valera idêntico feito na temporada transata.

Por seu lado, o Benfica repetiu o segundo lugar, mesmo descendo de 71 para 69, enquanto o Sporting ascendeu ao terceiro posto, com 65, mais 16 dos que os conseguidos em 2019/20.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?