loading

Peace Cup: FC Porto vence Lyon e fica a um empate das meias-finais

O FC Porto venceu hoje os franceses do Lyon, por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Peace Cup, disputado na cidade espanhola de Huelva, e ficou a um empate das meias-finais.

Peace Cup: FC Porto vence Lyon e fica a um empate das meias-finais

Um ''bis'' de Hulk (09 e 75 minutos) deu o triunfo aos tetracampeões nacionais, que defrontam o Besiktas na quarta-feira, em Sevilha, na última jornada do Grupo D, encontro no qual o empate será suficiente para se qualificarem para as meias-finais, depois de os turcos terem empatado 1-1 com o Lyon no primeiro jogo do agrupamento.

Para a partida de estreia no torneio, o técnico do FC Porto, Jesualdo Ferreira, fez alinhar Helton na baliza, Fucille, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira na defesa, Fernando, Raul Meireles, Mariano Gonzalez e Belluschi no meio-campo e Hulk e Silvestre Varela no ataque.

Do lado do Lyon, o treinador Claude Puel apenas colocou em campo um dos dois ex-portistas que ingressaram no clube francês este defeso, o lateral esquerdo Cissokho, uma vez que o avançado argentino Lisandro Lopes não entrou nas contas do técnico, devido a lesão.

O Lyon criou perigo logo no segundo minuto, com Helton a ter de se aplicar para evitar o golo num canto directo apontado por Michel Bastos e que resultou de uma das várias incursões que os franceses fizeram nos primeiros minutos pelo lado esquerdo da defesa portista, onde estava o reforço Álvaro Pereira.

A equipa de Jesualdo acertou as marcações, equilibrou o jogo e, aos nove minutos, colocou-se em vantagem no marcador no primeiro remate que fez à baliza, um forte pontapé de fora da área do brasileiro Hulk, sem hipótese de defesa para o guarda-redes Remy Vercoutre.

Em vantagem, os tetracampeões nacionais controlaram o jogo e, aos 26 minutos, o avançado brasileiro voltou a ensaiar de fora da área, mas a bola saiu por cima, enquanto o Lyon também tentou alvejar a baliza de Helton em remates de meia distância, por Miralem Pjanic (28) e Toulalan (30).

O FC Porto chegou ao intervalo a vencer por 1-0 e manteve o ''onze'' para o segundo tempo, que começou com o Lyon mais ao ataque, faltando o desvio de Ederson (entrado para o lugar de Piquionne) junto à pequena área, após bom cruzamento de Michel Bastos, para os franceses chegarem ao empate, aos 51 minutos.

Ederson, aos 59 minutos, atirou de longe para a defesa de Helton, minutos antes de Jesualdo Ferreira trocar os reforços Varela (60) e Belluschi (64), que cumpriram mas não se destacaram, por Guarin e pelo colombiano Radamel Falcão, outra das aquisições para a época 2009/10.

Aos 65 minutos, Mariano Gonzalez desmarcou-se na área a passe de Falcão e atirou forte, proporcionado uma grande defesa a Vercoutre, que, no minuto seguinte, voltou a opor-se a novo remate do médio argentino.

Um erro de Helton, que agarrou e largou uma bola, aos 72 minutos, após livre apontado para a área, quase proporcionou a Cris o golo do empate, mas o desvio do central brasileiro do Lyon foi para fora.

O Lyon não marcou e sofreu o segundo golo, aos 75 minutos, quando uma tabela entre Hulk e Falcão deixou o brasileiro isolado para, em frente a Vercoutre, fazer com calma o 2-0.

O FC Porto permanece 100 por cento vitorioso nesta pré-temporada, com triunfos nos cinco encontros já disputados, e só precisa de um empate quarta-feira, frente ao Besiktas, para seguir para as meias-finais da Peace Cup.

A Peace Cup é um torneio de pré-temporada disputado por 12 equipas de todo o Mundo, entre elas o Real Madrid, a Juventus, o FC Sevilha, o Besiktas, o Lyon ou o FC Porto, as três últimas integradas no Grupo D, um dos quatro que compõem a primeira fase e cujos vencedores se qualificam para as meias-finais.

Ficha do Jogo:

Jogo disputado no estádio Nuevo Colombino, em Huelva.

Lyon - FC Porto, 0-2.

Ao intervalo, 0-1.

Marcadores:

0-1, Hulk, 09 minutos.
0-2, Hulk, 75 minutos.

Equipas:

- Lyon: Remy Vercoutre, Anthony Reveillere, Cris, John Mensah, Aly Cissokho, Michel Bastos (Clement Grenier, 86), Miralem Pjanic (Yanis Tafer, 74), Jean Makoun, Jeremy Toulalan (Kim Kallstrom, 56), Frederic Piquionne (Ederson, 46) e Anthony Mounier (Sidney Gouvou, 56).

(Suplentes: Joan Hartock, François Clerc, Fábio Grosso, Maxime Gonalons, Mathieu Bodmer, Kim Kallstrom, Ederson, Clement Grenier, Sidney Gouvou e Yanis Tafer).

- FC Porto: Helton, Fucille (Nuno André, 89), Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Fernando, Raul Meireles, Mariano Gonzalez (Diego Valeri, 86), Belluschi (Guarin, 64), Hulk (Farias, 86) e Silvestre Varela (Falcão, 60).

(Suplentes: Beto, Nuno, Benitez, Maicon, Nuno André, Guarin, Diego Valeri, Tomás Costa, Miguel Lopes, Radamel Falcão e Ernesto Farias).

Árbitro: Iturralde Gonzalez (Espanha).

Acção disciplinar: Nada a assinalar.

Assistência: Cerca de 1.500 espectadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?