loading

Crónica: Jonas de luxo na primeira parte aproxima Benfica da liderança

Um grande jogo do Benfica, que podia ter ganho por mais, e que teve Jonas como figura principal mais uma vez, com o brasileiro a apontar dois golos em vinte minutos, sendo que o primeiro deles, foi de se tirar o chapéu.

Crónica: Jonas de luxo na primeira parte aproxima Benfica da liderança

Perante a escorregadela dos ‘leões' em Setúbal (1-1) e o jogo em atraso do FC Porto, devido à interrupção da partida com o Estoril Praia, os ‘encarnados' deram provas do seu crescimento com uma atuação segura e eficaz. Contra um adversário que já não perdia há oito jogos, Jonas, por duas vezes (13 e 18), e Pizzi (47) afirmaram a superioridade do clube da Luz.

O conjunto de Luís Castro começou a querer imprimir o seu estilo desinibido desde o início e Jorginho até deu o primeiro sinal de perigo, com um bom cabeceamento, aos cinco minutos. Porém, a vontade de querer jogar um futebol apoiado desde a baliza, com audácia e inteligência, foi o convite à pressão do Benfica.

Os ‘encarnados' não se fizeram rogados e com um misto de intensidade e eficácia rapidamente cavaram um ‘fosso' demasiado grande para os flavienses ultrapassarem. Aos 13, Jonas abriu o ativo com um belo remate de fora da área; seis minutos volvidos, o goleador brasileiro concluiu uma boa jogada de Salvio. E vão 23 golos para Jonas só no campeonato.

A resposta forte e assertiva do Benfica castigou com tremenda eficácia o Chaves nas primeiras oportunidades criadas. Os trasmontanos tentaram reerguer-se no encontro a partir dos 30 minutos e Davidson testou por duas vezes a atenção de Bruno Varela. E nos dois testes o guardião dos ‘encarnados' passou com distinção, mantendo o 2-0 ao intervalo.

Se a primeira parte já tinha corrido bem à equipa de Rui Vitória, com uma boa exibição e alta taxa de sucesso nas ocasiões criadas, o arranque do segundo tempo revelou-se perfeito para o Benfica. Logo na primeira tentativa, aos 47, Pizzi rematou de fora da área e contou com uma abordagem infeliz do guardião António Filipe para dilatar o marcador. Melhor era impossível.

Com uma vantagem de três golos, o Benfica abrandou um pouco o ritmo e a solidez das suas marcações, deixando mais espaço para os flavienses. O Chaves exibia alguma qualidade, mas pouca objetividade e raramente criou dificuldades a Bruno Varela. Nem as entradas de Perdigão e Patrão, logo aos 60 minutos, foram capazes de mudar o filme do jogo

Já o Benfica, mesmo com uma dinâmica menos intensa, estava sempre mais perto do golo. Contudo, Jonas, Cervi e Krovinovic não mais encontraram o caminho certo para a baliza trasmontana. Rui Vitória ainda lançou João Carvalho, Jimenez e Seferovic, mas mais por lógica de gestão da equipa do que por necessidade. Assim, o 3-0 final refletiu uma vitória convincente, apenas manchada pela lesão do médio croata nos ‘descontos'.

Com esta vitória, o Benfica passou a somar 46 pontos e colocou-se a um ponto do ‘vice' Sporting (47) e a dois do líder FC Porto (48), que tem ainda um jogo a menos face aos rivais de Lisboa.

Programa da jornada

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018
V. Setúbal - Sporting, 1 - 1
FC Porto - Tondela, 1 - 0

Sábado, 20 de Janeiro de 2018
Marítimo - Belenenses, 0 - 0
Benfica - Desp. Chaves, 3 - 0
Portimonense - Sp. Braga, 1 - 2

Domingo, 21 de Janeiro de 2018
Desp. Aves - Paços Ferreira, 0 - 2
Feirense - Moreirense, 1 - 0
Rio Ave - Boavista, 2 - 0
V. Guimarães - Estoril, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?