loading

Crónica: Benfica elimina V. Setúbal e apura-se para os 'oitavos' da Taça

Um Benfica eficaz, pouco dado a ‘brilhantismos' e que contou com Bruno Varela nos momentos certos, apurou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Vitória de Setúbal, por 2-0.

Crónica: Benfica elimina V. Setúbal e apura-se para os 'oitavos' da Taça

No Estádio da Luz, Cervi, aos 25 minutos, e Krovinovic, aos 81, construíram o apuramento do detentor do troféu, que, assim, segue os ‘passos' dos rivais Sporting e FC Porto na luta por um lugar no Jamor.

Em vésperas da deslocação ao terreno do CSKA Moscovo, para a Liga dos Campeões, os ‘encarnados' fizeram uma exibição ‘q.b.', sem grandes momentos de criatividade, e têm de agradecer a Bruno Varela, sobretudo por duas ou três intervenções que mantiveram o Vitória em ‘branco' no segundo tempo.

Sem poder contar com Rúben Dias, que foi operado a uma apendicite, Rui Vitória fez regressar Jardel ao centro da defesa, naquela que foi uma das sete alterações operadas no ‘onze', entre as quais a do guarda-redes internacional sub-21, que não defendia a baliza dos ‘encarnados' desde o desaire no Bessa, após o qual perdeu o posto para Svilar.

O técnico benfiquista manteve o ‘4x3x3’ que deu bons resultados em Guimarães, com Samaris, Pizzi e Krovinovic a operarem na zona central, enquanto Rafa e Cervi foram as ‘setas' que apoiaram Jonas.

Se o extremo argentino aproveitou para se exibir novamente a Rui Vitória, apontando um golo e assistindo para o outro, já Rafa voltou a ficar muito aquém do que era esperado quando foi contratado no arranque da época passada e mostrou o porquê de andar afastado das opções do técnico.

No arranque do encontro, Nenê Bonilha procurou adiantar os sadinos, num pontapé de ‘ressaca' que saiu perto trave, mas quem acabou por ‘brilhar' foi o guarda-redes Cristiano, que, em três ocasiões, evitou as tentativas benfiquistas, a primeiras das quais por Krovinovic.

O guardião visitante voltaria a impor-se, à passagem do quarto de hora, ao negar o 100.º golo de Jonas com a camisola ‘encarnada', antes de se opor, novamente com eficácia, a um cabeceamento de Luisão.

Contudo, pouco depois, Cristiano pouco poderia fazer para evitar o forte pontapé de Cervi, que concluiu da melhor forma uma jogada de ‘laboratório' iniciada num canto e colocou o conjunto da Luz em vantagem.

Numa das poucas vezes em que o Vitória de Setúbal conseguiu chegar perto da área adversária, João Amaral trabalhou bem sobre Samaris e, por pouco, não conseguia o empate, dando o mote para o que viria a suceder na segunda parte.

Os sadinos entraram na etapa complementar mais interessados em ‘ferir' o Benfica, desde logo quando o velocíssimo Arnold foi ganhando terreno na direita e deixou André Sousa em boa posição, mas o jovem extremo não acertou com o alvo.

Aos poucos, o Benfica ia relaxando, talvez a pensar na viagem à Rússia, e concedia mais espaços para o Vitória atacar, sendo que, por outro lado, praticamente deixava de incomodar Cristiano, exceção feita a uma combinação entre Krovinovic e Grimaldo, que quase permitia que o croata dilatasse a vantagem.

De resto, se na primeira parte Cristiano foi evitando o tento benfiquista, na etapa complementar foi o regressado Bruno Varela a segurar a vantagem, nomeadamente à hora de jogo, quando teve duas intervenções decisivas no mesmo lance, defendendo o remate de Arnold e a recarga de Semedo.

Já com Keaton Parks em campo, médio da equipa B que se estreou pela equipa principal do Benfica, voltou a ser Varela a destacar-se quando faltavam 10 minutos para o final, ao sair prontamente da baliza e evitando que João Amaral alcançasse a igualdade.

Não marcou Vitória e, na sequência, marcaram as ‘águias', obedecendo à velha máxima no futebol. Depois de ter aberto o marcador, Cervi surgiu pela esquerda e assistiu Krovinovic, que se estreou a marcar pelo Benfica, fechando as contas do apuramento, apesar de uma tentativa tardia de João Teixeira de marcar à sua antiga equipa.

Programa da jornada

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017
Sporting - Famalicão, 2 - 0

Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
FC Porto - Portimonense, 3 - 2

Sábado, 18 de Novembro de 2017
Benfica - V. Setúbal, 2 - 0
Rio Ave - Sp. Braga, 1 - 0

Domingo, 19 de Novembro de 2017
AD Oliveirense - Marítimo, 2 - 3 a.p
Académica - Nacional, 1 - 0
U. Leiria - Desp. Aves, 0 - 3
U. Madeira - Freamunde, 4 - 2
Vizela - Lank Vilaverdense, 2 - 4 g.p
Farense - Leixões, 2 - 1
Moreirense - FC Felgueiras, 5 - 2
Caldas - Arouca, 3 - 1 g.p
Sporting Ideal - Cova Piedade, 1 - 4
Praiense - Vilafranquense, 3 - 2 a.p
Santa Clara - Desp. Chaves, 2 - 0
V. Guimarães - Feirense, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?