loading

United, de Mourinho, decide Supertaça Europeia com Real de Ronaldo

O campeão europeu Real Madrid, provavelmente sem Cristiano Ronaldo, vai discutir na terça-feira com o Manchester United, de José Mourinho, a Supertaça Europeia de futebol, o primeiro troféu europeu da temporada.

United, de Mourinho, decide Supertaça Europeia com Real de Ronaldo

Grande figura da conquista da 12.ª Liga dos Campeões do Real Madrid, com dois golos no triunfo sobre a Juventus (4-1), Cristiano Ronaldo apenas regressou aos treinos no sábado, três dias antes da final de Skopje, após um período de férias depois da Taça das Confederações.

Assim, Ronaldo deve ser a única baixa da equipa de Zinedine Zidane, que não fez mudanças drásticas no plantel, ligeiramente 'fragilizado' pelas saídas dos 'suplentes' Morata, James Rodríguez e Danilo.

Nos vencedores da Liga Europa, José Mourinho reforçou a equipa com três contratações 'milionárias' e 'cirúrgicas', com as entradas do central Victor Lindelof (ex-Benfica), do médio Nemanja Matic (ex-Chelsea) e do avançado Romelu Lukaku (ex-Everton).

Contudo, o Manchester United vai chegar à Macedónia com baixas, uma vez que o treinador português não poderá contar com os defesas Phil Jones e Eric Bailly, ambos castigados.

O Real Madrid, primeira equipa a conseguir dois títulos consecutivos na 'era' Liga dos Campeões, chega à Supertaça Europeia pela terceira vez em quatro anos, enquanto o Manchester United atinge esta prova pela primeira vez desde 2008.

O registo dos 'merengues' na Supertaça Europeia é positivo desde a última temporada, quando conquistou o seu terceiro troféu, com um triunfo sobre o Sevilha, por 3-2, após prolongamento.

O conjunto espanhol perdeu nas suas duas primeiras finais da prova, frente ao Chelsea (1-0), em 1998, e com o Galatasaray, por 2-1, após prolongamento, em 2000, com os dois golos dos turcos a serem marcados pelo brasileiro Mário Jardel.

Antes da final de 2016, o Real Madrid somou mais dois títulos, frente ao Feyenoord (3-1), em 2002, e novamente com o Sevilha (2-0), em 2014, com um 'bis' de Cristiano Ronaldo.

O Real Madrid pode mesmo ser o primeiro clube a conquistar a Supertaça em dois anos consecutivos, desde que o AC Milan conseguiu esse feito em 1989 e 1990, ficando em caso de triunfo a um título do recorde dos milaneses e do FC Barcelona.

O Manchester United esteve em apenas três Supertaças Europeias e tem apenas um triunfo, em 1991, frente ao Estrela Vermelha, por 1-0, seguindo-se derrotas com a Lazio (1-0), em 1999, e com o Zenit (2-1), em 2008, com Danny a marcar um dos golos dos russos.

Há 12 anos que nenhuma equipa inglesa conquista este troféu, desde que o Liverpool derrotou o CSKA de Moscovo.

Além de tentarem recuperar um título que foge a Inglaterra desde 2005, os 'red devils' terão ainda de 'lutar' contra o domínio espanhol na Supertaça Europeia, que viu FC Barcelona (3), Real Madrid (2) e Atlético de Madrid (2) vencer sete das últimas oito edições - apenas Bayern Munique interrompeu esta série em 2012/13.

Este será o 11.º encontro entre as duas equipas nas competições europeias, com o Real Madrid a levar vantagem no confronto direto, com quatro triunfos, contra dois empates, além de se terem registado quatro empates.

A Supertaça Europeia disputa-se na terça-feira, às 19:45, no estádio Gradski, em Skopje, e será arbitrada pelo italiano Gianluca Rocchi.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?