loading

Crónica: FC Porto vence Chaves com reviravolta no segundo tempo

O FC Porto arrancou hoje uma vitória 'suada' sobre o Desportivo de Chaves 2-1, em partida da 14.ª jornada da Primeira Liga, na qual os 'dragões' tiveram de operar uma reviravolta no marcador no segundo tempo.

Crónica: FC Porto vence Chaves com reviravolta no segundo tempo

Depois de uma melhor entrada dos flavienses na partida, com um golo madrugador de Rafael Lopes, aos 13 minutos, os 'azuis brancos', chegaram o triunfo na etapa complementar, com os tentos de Depoitre, aos 72, e de Danilo, aos 77.

Com este resultado, o FC Porto solidifica o segundo lugar e volta encurtar a vantagem para o líder Benfica para um ponto, apesar de ter mais um jogo.

Já os flavienses, que tiveram no banco o treinador interino Carlos Pires, enquanto Ricardo Soares (ex-Vizela) não assume a equipa, após a saída de Jorge Simão para o Sporting de Braga, fecham a jornada no oitavo lugar com 19 pontos.

O conjunto transmontano, que tinha sido o 'carrasco' do FC Porto na edição desta ano da Taça de Portugal, contornou o inicial balanço ofensivo dos 'dragões', para ainda antes do quarto de hora surpreender e colocar-se em vantagem

Num lance em que o defesa-central Felipe não ficou bem, perdendo a bola no meio campo, Rafael Lopes finalizou um contra-ataque com um remate de fora da área, que ainda desviou em Danilo e traiu Casillas para o 1-0.

O tento contrário desestabilizou os comandados de Nuno Espírito Santo, que, apesar de uma reação num cabeceamento de André Silva e num livre de Alex Telles, passaram por vários calafrios.

Aos 33 minutos, Rafael Lopes voltou a estar em destaque, desta feita num cabeceamento após livre cobrado por Paulinho, que obrigou o guarda-redes do FC Porto a defesa apertada.

Os transmontanos causavam mossa sempre que aceleravam o jogo, e, aos 39 minutos, quase 'gelaram', de novo, o Dragão, desta feita num remate de Braga, que Casillas voltou a responder com boa intervenção.

Totalmente surpreendidos com o atrevimento do Desportivo, os donos do terreno não disfarçavam a sua intranquilidade, não conseguindo ter um fio de jogo coerente nem oportunidades flagrantes para chegarem ao empate.

O segundo tempo mostrou um 'dragão' com maior intensidade, mas a sentir dificuldades na finalização. Brahimi, de livre, e Corona, num remate oportuno, forçaram duas boas intervenções de António Filipe.

Aos 54 minutos, o FC Porto chegou a introduzir a bola na baliza flaviense, mas o golo acabou anulado por alegado fora de jogo de André Silva.

O ponta-de-lança dos 'azuis e brancos' voltou a estar em destaque no lance seguinte, num cabecamento oportuno, mas que foi travado com uma grande defesa de António Filipe.

Nesta fase do jogo, os flavienses já não se mostravam tão afoitos nas saídas para o contra-ataque, concentrando as suas atenções a defender, sendo a única exceção um remate de Perdigão, que Casillas desviou.

Sentindo que a equipa precisava de maior presença na área, Nuno Espírito Santo trocou o pouco produtivo Diogo Jota por Depoitre, numa alteração que viria a dar frutos pouco depois.

Aos 72 minutos, o ponta de lança belga cabeceou de forma fulgurante para o 1-1, após cruzamento de Alex Telles na esquerda.

O tento galvanizou a equipa portista, que, face à parca reação do Desportivo de Chaves, operou a reviravolta no marcador, cinco minutos depois, com um forte remate de Danilo, de fora da área, a estabelecer o 2-1.

Mais serenos com a vantagem, os 'azuis e brancos' desaceleraram, controlando, até ao final, um adversário sem ânimo e força para recuperar a igualdade.

Programa da jornada

Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2016
Paços Ferreira - Belenenses, 1 - 0

Sábado, 17 de Dezembro de 2016
Moreirense - Arouca, 1 - 4
Estoril - Benfica, 0 - 1

Domingo, 18 de Dezembro de 2016
Rio Ave - Nacional, 2 - 1
Tondela - Boavista, 1 - 1
V. Guimarães - V. Setúbal, 3 - 1
Sporting - Sp. Braga, 0 - 1

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016
Marítimo - Feirense, 2 - 0
FC Porto - Desp. Chaves, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?