loading

Portugal estreia-se nos Europeus de piscina curta com dois recordes

As nadadoras portuguesas Tamila Holub e Victória Kaminskaya estabeleceram hoje recordes nacionais nas eliminatórias dos 800 metros livres e 400 metros estilos, respetivamente, durante a primeira jornada dos Europeus de piscina curta.

Portugal estreia-se nos Europeus de piscina curta com dois recordes

Na cidade israelita de Netanya, Tamila Holub terminou as eliminatórias dos 800 metros com 8.33,66 minutos - o 14.º tempo entre as 23 participantes -, superando o anterior recorde de Portugal (8.36,75) que lhe pertencia desde 14 de novembro deste ano.

Victória Kaminskaya concluiu os 400 estilos com 4.38,62 – a 14.ª marca entre as 23 inscritas - melhorando o seu anterior máximo, que estava fixado em 4.39,03 minutos desde 19 de dezembro de 2014.

Tamila Holub, nadadora do Sporting de Braga, que se estreia aos 16 anos em Europeus de piscina curta e que vai ainda disputar as eliminatórias dos 400 metros livres, mostrou-se satisfeita com o resultado.

“É um resultado que me permite sonhar com outros objetivos na natação. Senti-me muito bem e foi estimulante poder competir com adversárias de nível Europeu”, disse a nadadora, citada pela assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Natação.

Victória Kaminskaya admitiu que o recorde nacional foi um nom início de campeonato: “Estamos sempre a pensar que podemos fazer melhor. Foi um bom começo. Quero melhorar ainda mais mas vamos evoluindo de forma progressiva.”

Nas eliminatórias da manhã, nenhum dos nadadores portugueses conseguiu apurar-se para as finais, tendo Nathan Theodoris e Gabriel Lopes conseguido novos recordes pessoais nos 200 metros costas, com as marcas de 1.56,27 e 1.57,46 minutos, respetivamente.

Nos 400 metros livres, Rafael Gil conseguiu o 24.º tempo, com a marca de 3.51,24 minutos, e João Vital foi 27.º com 3.51,27 minutos, novo máximo pessoal.

Nas eliminatórias dos 50 metros bruços, Tomás Veloso conseguiu o 48.º tempo, ao nadar a distância em 29,46 segundos.

Na competição feminina, Angélica André foi desclassificada nas eliminatórias dos 800 metros livres, Ana Leite foi 37.ª (1.01,42 minutos) nos 100 metros costas, e Ana Rodrigues terminou as qualificações dos 50 metros bruços na 22.ª posição.

O Diretor Técnico Nacional José Machado fez um balanço positivo da competição, na qual Portugal está representado por 14 nadadores, entre os quais nove estreantes em competições seniores.

“O balanço da primeira jornada destes Europeus em Israel é positivo. Podemos dizer que três quartos dos participantes no primeiro dia estiveram bem. Os recordes de Portugal da Tamila Holub e da Victoria Kaminskaya assim como os recordes pessoais do Gabriel Lopes, do Nathan Theodoris e do João Vital são indicadores positivos”, disse.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?