loading

Comentário: V. Guimarães goleia Académica e regressa ao terceiro lugar

O Vitória de Guimarães regressou hoje, provisoriamente, ao terceiro lugar da Primeira Liga, após golear em casa a Académica por 4-0, em jogo da 17.ª jornada, agravando a crise dos ‘estudantes’.

Comentário: V. Guimarães goleia Académica e regressa ao terceiro lugar

Ricardo Valente (16 minutos), André André (35, de grande penalidade), Tomané (40) e Hernâni (81) deram corpo à superioridade vimaranense e deixaram a ‘nu’ as grandes debilidades da equipa de Coimbra, que não vence há quatro meses, quando somou o único triunfo em todas as competições.

Rui Vitória tinha garantido que a derrota na Luz (3-0), diante do Benfica, na ronda anterior, não deixaria marcas e os jogadores trataram de comprová-lo, continuando a fazer do ‘D. Afonso Henriques’ a sua fortaleza (seis vitórias e três empates, 21 golos marcados e apenas três sofridos) e ultrapassando o Sporting, que só joga domingo.

Já os ‘estudantes’ agudizam a sua crise, somando a sétima derrota no campeonato e, mais do que isso, mostrando demasiadas fragilidades, que prenunciam muitas dificuldades para o resto da temporada e para o seu técnico, Paulo Sérgio.

A Académica foi incapaz de concretizar as poucas oportunidades de que dispôs, a mais flagrante das quais estava o resultado ainda a zero: Rafael Lopes antecipou-se à defesa vitoriana após cruzamento da direita, mas falhou de forma incrível o golo, aos sete minutos.

O Vitória respondeu de imediato, com Hernâni a obrigar Lee a defesa atenta (oito minutos), e, depois, foi Rui Pedro a ser pouco lesto e a não aproveitar uma oferta de Assis (12).

Foi o ‘canto do cisne’ dos visitantes, porque depois só ‘deu’ Vitória de Guimarães, que, aos 16 minutos, inaugurou o marcador, por Ricardo Valente, que se estreou no ‘onze’.

O avançado ex-Leixões até falhou o remate, mas foi o suficiente para empurrar para a baliza, após uma defesa incompleta de Lee a cabeceamento de Tomané.

Ainda antes do segundo golo, a equipa da casa desperdiçou duas boas oportunidades no mesmo minuto (26), por Bernard e Tomané e, pouco depois, Josué cabeceou à barra, na sequência de um canto da direita (30).

Logo a seguir, Ofori derrubou Hernâni na área e, na marcação da respetiva grande penalidade, André André fez o segundo golo dos minhotos, o oitavo (quinto de penálti) do médio no campeonato, reforçando a sua posição de goleador do Vitória e de melhor marcador português da I Liga.

O terceiro golo surgiu aos 40 minutos, por Tomané, após um rápido contra-ataque e cruzamento de Bruno Gaspar, da direita.

A segunda parte foi bem mais monótona, com a Académica a tentar chegar ao tento de honra e o Vitória a controlar a partida e a dilatar o marcador já perto do final, por Hernâni, que apenas empurrou após centro de Tomané, da esquerda.

Programa da jornada

Sábado, 17 de Janeiro de 2015
V. Guimarães - Académica, 4 - 0
Penafiel - FC Porto, 1 - 3

Domingo, 18 de Janeiro de 2015
Paços Ferreira - Nacional, 2 - 3
Boavista - Estoril, 1 - 2
Moreirense - Arouca, 1 - 0
V. Setúbal - Sp. Braga, 1 - 3
Belenenses - Gil Vicente, 2 - 0
Marítimo - Benfica, 0 - 4
Sporting - Rio Ave, 4 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?