loading

QF Mundial 2014: Rússia vence Israel e deixa Portugal perto do «play-off»

A Rússia venceu hoje Israel por 3-1 e relegou Portugal para a segunda posição do grupo F de qualificação para o Mundial2014 em futebol, que obriga à disputa de um «play-off» para assegurar a presença no Brasil.

QF Mundial 2014: Rússia vence Israel e deixa Portugal perto do «play-off»

A Rússia comanda agora o grupo F com 18 pontos, mais um do que Portugal, que depende de um tropeção dos russos nos dois jogos que restam (joga no Luxemburgo a 11 de outubro e no Azerbaijão quatro dias depois) para garantir o apuramento direto para a fase final. Portugal recebe Israel a 11 de outubro e o Luxemburgo a 15.

Mas, se a vitória russa já era esperada, a derrota da Irlanda do Norte no Luxemburgo por 3-2 constitui uma surpresa, sobretudo tendo em conta que os irlandeses vêm de uma vitória sobre a Rússia (1-0) e de uma derrota que venderam caro frente a Portugal.

De destacar no grupo D a vitória da Turquia na Roménia, por 2-0, vitória essa que faz reentrar os turcos na luta pelo segundo lugar que dá acesso ao “play-off” com romenos e húngaros.

A Hungria goleou hoje a Estónia por 5-1 e subiu ao segundo lugar do grupo, com 14 pontos, mais um do que a Roménia e a Turquia, num grupo em que a Holanda garantiu hoje o apuramento direto.

Os holandeses foram a Andorra vencer por dois golos sem resposta e comandam o grupo com 22 pontos, número inalcançável por qualquer dos seus perseguidores.

Um grupo mais renhido e ainda indefenido é o H, onde a favorita Inglaterra impôs um nulo na Ucrânia, numa partida arbitrada pelo árbitro português Pedro Proença e que se revestia de importância inegável para a definição de posições numa fase decisiva do apuramento. Com este empate, os ingleses mantém a liderança com 16 pontos, mais do que Montenegro e a Ucrânia, e mais três do que a Polónia, que foi hoje a São Marino golear por 5-1.

No Grupo I, a França depois da perda de dois pontos na Geórgia, conseguiu, desta vez, uma vitória tangencial na Bielorrússia por 4-2, o que lhe permitiu igualar a Espanha no comando, ambas com 14 pontos, embora os espanhóis tenham um jogo a menos. No outro jogo do grupo hoje disputado, a Geórgia perdeu em casa com a Finlândia por 1-0, deixando a seleção nórdica isolada no terceiro lugar com nove pontos.

No grupo G, a seleção grega, orientada pelo treinador português Fernando Santos, deu um passo importante rumo ao apuramento, ao receber e vencer a Letónia por 1-0. Valeram os três pontos, que colocam a seleção helénica com 19 pontos, os mesmos da Bósnia, que foi à Eslováquia vencer por 2-1, enquanto a Lituânia venceu por 2-0 na receção ao Liechtenstein.

A derrota dos eslovacos deixa-os com 12 pontos, a sete da liderança partilhada por bósnios e gregos.

No grupo B, a Itália cumpriu a obrigação ao vencer em casa a República Checa por 2-1, resultado que lhe permite consolidar o primeiro lugar, com 20 pontos, mais sete do que a Bulgária, que foi a Malta vencer por 2-1, e ter praticamente garantido o apuramento direto para o Mundial 2014.

No grupo C, a Alemanha foi vencer às Ilhas Faroé por 3-0 e prossegue a sua caminhada imparável para o Brasil, somando agora 22 pontos, mais cinco do que os suecos, que venceram por 1-0 no Cazaquistão, e oito do que os austríacos, que receberam e venceram por 1-0 a República da Irlanda.

No grupo A, a Sérvia foi vencer ao País de Gales por 3-0, com um dos golos a ser marcado pelo benfiquista Markovic, mas o apuramento afigura-se distante, tendo em conta o atraso de seis pontos para o segundo classificado, a Croácia, que tem ainda menos um jogo, e de onze pontos para a Bélgica, que lidera isolada.

Finalmente, no grupo E, a Suíça caminha imparável para o Brasil, ao vencer hoje na Noruega por 2-0, enquanto a seleção nórdica se viu ultrapassada no segundo lugar pela Islândia, que recebeu e venceu hoje a Albânia por 2-1, e pela Eslovénia, que foi a Chipre impor-se por 2-0.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?