loading

LE: Benfica regressa a Leverkusen, num dos jogos grandes dos 16 «avos»

O Benfica reencontra na quinta-feira, quase 19 anos depois, o Bayer Leverkusen, em jogo dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, com os “encarnados” a terem grandes memórias do único jogo com os alemães.

LE: Benfica regressa a Leverkusen, num dos jogos grandes dos 16 «avos»

No percurso europeu das “águias”, é preciso recuar até 1993/94 para lembrar os únicos jogos realizados com a formação de Leverkusen: com a segunda “mão”, na cidade alemã, a ser um dos encontros mais emblemáticas da história dos “encarnados”.

O Benfica trazia uma igualdade a 1-1 de Lisboa nos quartos de final da extinta Taça das Taças, e fora realizou uma partida inesquecível, com a incerteza constante no apuramento, mas um final favorável às “águias”, com o resultado fixado em 4-4.

Os dois clubes voltam a reencontrar-se, com os portugueses na liderança repartida do campeonato luso e os alemães no terceiro lugar da “Bundesliga”, na qual não vencem há três jogos e situam-se atrás de Bayern Munique e Borussia Dortmund.

Face ao terceiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões (atrás de FC Barcelona e Celtic), o Benfica tem de “contentar-se” com a segunda “divisão” da UEFA, mas tem a companhia de outros “grandes” europeus.

Em prova está mesmo o campeão europeu em título, o Chelsea, eliminado na fase de grupos da “Champions”. Os “carrascos” do Benfica nos quartos de final da Liga dos Campeões da época passada irão defrontar os checos do Sparta de praga, naquela que será a estreia na competição da equipa de Hilário e Paulo Ferreira.

A Liga Europa tem ainda o outro vencedor europeu de 2011/2012, no caso o Atlético Madrid, de Tiago, o detentor do troféu e vencedor da última Supertaça Europeia, que irá defrontar os russos do Rubin Kazan.

O programa oferece outros jogos interessantes, com algumas das equipas mais importantes do futebol na Europa, nomeadamente os ex-campeões europeus Liverpool, Inter Milão, Ajax e Steaua Bucareste, sendo que estes dois últimos defrontam-se.

Por seu lado, o Liverpool visitará os russos do Zenit, também afastados da “Champions”, como terceiros do grupo, e que no seu plantel têm Bruno Alves, Danny e o mais recente reforço Luís Neto, bem como o ex-portista Hulk e o ex-benfiquista Axel Witsel.

Já o Inter Milão, que em 2009/2010, pela batuta de José Mourinho, voltou a ser campeão europeu, começará por receber os romenos do CFR Cluj, clube recheado de futebolistas lusos (Mário Felgueiras, Ivo Pinto, Cadú, Camora, Diogo Valente, Celestino e Rui Pedro) e que tem no comando o técnico português Paulo Sérgio.

Outros jogadores portugueses poderão estar em ação, nomeadamente Miguel Veloso (Dínamo Kiev), anfitrião do Bordéus, Raul Meireles (Fenerbahçe), de viagem ao reduto do BATE, Paulo Machado (olympiacos), que atua na casa do Levante, ou Sérgio Pinto (Hannover), no reduto dos russos do Anzhi.

Na ronda, uma atenção particular também para o jogo entre Tottenham, do técnico luso André Villas-Boas, e os franceses do Lyon, do ex-avançado portista Lisandro Lopez, dois candidatos à conquista do troféu.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?