loading

Echeverri, conhecido como 'El Diablito', chega ao Etihad com o rótulo de 'novo Messi'

O Manchester City assegurou recentemente a contratação de um dos talentos mais promissores do futebol argentino, Claudio Echeverri, um jovem de 18 anos que tem sido comparado a Lionel Messi.

Nascido em Chaco, Argentina, Claudio Echeverri rapidamente despertou o interesse de vários gigantes europeus, mas foram os Citizens que garantiram a sua contratação por 12,5 milhões de euros, mais objetivos.

Echeverri permanecerá no River Plate, clube onde se destacou nas camadas jovens, até o final de 2024, antes de oficialmente integrar o plantel do Manchester City até junho de 2028.

Este movimento é visto como uma aposta ousada por parte do City, que, ao agir rapidamente, destacou a sua confiança no potencial do jovem médio-ofensivo.

A notícia da transferência foi acompanhada por um comunicado do River Plate, destacando a trajetória de Echeverri e mencionando que o jogador seguirá os passos de Julian Alvarez, vencedor do Mundial de 2022, que também trocou o River pelo Manchester City em 2022.

"Echeverri segue os passos do vencedor da Copa do Mundo de 2022, Julian Alvarez, que se mudou do River para o City em 2022 e tornou-se o último de uma longa linha de argentinos a ingressar no clube", começou por escrever o emblema argentino.

"Todos no Manchester City estão ansiosos para receber Claudio no clube e desejamos-lhe boa sorte no tempo restante no River", lê-se ainda.

Echeverri deu nas vistas no Mundial Sub-17 com três golos frente ao Brasil

O médio-ofensivo, apelidado de "El Diablito" devido à sua agilidade e rapidez em campo, já demonstrou ser uma peça valiosa nas competições juvenis e nas suas breves aparições na equipa principal do River Plate.

A sua capacidade de marcar golos e criar oportunidades tem impressionado, fazendo dele uma das jovens estrelas mais cintilantes do futebol argentino.

Echeverri ganhou destaque ao marcar três golos cruciais contra o Brasil nos quartos de final do Mundial Sub-17, uma exibição que chamou a atenção de vários clubes europeus.

A comparação com Lionel Messi, ícone do futebol argentino, não é feita levianamente, e muitos acreditam que Echeverri poderá ser o herdeiro do legado deixado pelo agora jogador do Inter Miami.

Echeverri chamou a atenção de Xavi, treinador do Barcelona

O facto de o jogador ser um ávido adepto do Barcelona só intensificou os rumores sobre o seu futuro, mas foi o Manchester City que venceu a corrida pela sua assinatura.

As declarações de Echeverri sobre o seu desejo de jogar pelo Barcelona geraram especulações adicionais, especialmente após os elogios do treinador do Barcelona, Xavi, ao descrever o jovem como um "talento".

"O menino é um talento. Além do hat-trick que marcou contra o Brasil, ele faz a diferença. Mas é algo para o departamento de escotismo", disse o técnico do Barça.

Também Martín Demichelis, treinador do River Plate e ex-jogador do Manchester City, expressou a sua confiança no talento de Echeverri, descrevendo-o como um "diamante bruto" desde que ingressou nas fileiras do clube em 2017.

"Quando cheguei, sabia que Echeverri era o diamante bruto. Ninguém discute e ninguém duvida do talento e da inteligência de Cláudio", observou o ex-jogador.

O seu pé direito apurado, aliado a uma mudança de ritmo rápida, fazem dele um jogador versátil, capaz de operar como número 10 ou mesmo desempenhar funções mais avançadas.

O Manchester City, ao investir significativamente num jogador tão jovem, destaca a sua visão a longo prazo e o desejo de moldar Echeverri no futuro do clube.

Terá Echeverri lugar no onze de Pep Guardiola?

A integração de Claudio Echeverri no esquema tático de Pep Guardiola no City é um ponto de interesse fascinante para os adeptos e analistas desportivos ingleses.

Guardiola é conhecido pela sua abordagem tática inovadora e pela capacidade de potenciar o talento dos jogadores jovens. Neste contexto, é interessante explorar como Echeverri se encaixará no sistema tático do treinador catalão.

O treinador espanhol é adepto de um futebol de posse, movimentação inteligente e rápida circulação de bola. Nesse sentido, a capacidade técnica de Echeverri, aliada à sua visão de jogo apurada, parece estar alinhada com a filosofia de Guardiola.

A sua versatilidade como número 10 e a habilidade de desempenhar funções mais avançadas oferecem opções táticas a Guardiola.

Echeverri pode ser utilizado como um criador de jogo central ou até mesmo deslocar-se para as zonas de ataque, aproveitando a sua mudança de ritmo rápida para desequilibrar as defesas adversárias.

Outro aspeto que pode facilitar a adaptação de Echeverri ao sistema de Guardiola é a sua capacidade de jogar com o pé direito, proporcionando maior equilíbrio ao meio-campo da equipa.

Guardiola valoriza jogadores com polivalência e habilidades técnicas apuradas, o que se alinha com o perfil de Echeverri.

A intensidade defensiva é uma característica crucial nos esquemas táticos de Guardiola. Apesar de ser conhecido pelo seu talento ofensivo, o Manchester City destaca-se também pela pressão alta e recuperação rápida da bola.

Echeverri, apesar da sua juventude, terá que se adaptar a estas exigências defensivas, contribuindo para o trabalho coletivo de pressão sobre o adversário.

A gestão da progressão do jovem talento argentino será crucial para o sucesso da sua integração no esquema tático de Guardiola. O treinador espanhol é conhecido por dar oportunidades aos jovens, mas a exigência e competitividade no plantel do Manchester City são elevadas.

Acompanhe todas as movimentações do Mercado de transferências.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?