loading

"Schmidt tenta sempre manter o grupo unido, ter todos felizes e dar confiança aos jogadores"

O ex-avançado, Jonathan Soriano, que trabalhou com Roger Schmidt durante quatro temporadas, aquando da passagem de ambos pela Áustria e China, está confiante de que o treinador alemão ainda alcançará mais êxitos no Benfica, apesar da temporada irregular até o momento.

"Schmidt tenta sempre manter o grupo unido, ter todos felizes e dar confiança aos jogadores"
Futebol 365 / Gonçalo Flores Semedo

Soriano, que teve a oportunidade de ser treinado por Schmidt no RB Salzburg e no Beijing Guoan elogiou, em declarações à Bola Branca, o profissionalismo e a experiência do treinador alemão. O ex-avançado acredita que o temperamento calmo do treinador do Benfica e o seu vasto conhecimento no futebol internacional e europeu são ativos valiosos para o emblema da Luz.

"Ninguém gosta de ser criticado ou que coloquem em causa o seu trabalho, mas o Roger Schmidt é uma pessoa muito calma, com muita experiência no futebol internacional e no futebol europeu, sabe levar estas situações e não tenho dúvidas de que vai conseguir mais êxitos no Benfica, porque é um grande treinador", começou por dizer o ex-jogador, que bem conhece Schmidt, à 'Rádio Renascença'.

A última partida do Benfica, diante do Arouca para a Taça da Liga, marcou uma mudança notável sob a liderança de Roger Schmidt: a introdução de um sistema de três defesas.

Isso representou uma mudança significativa em relação à abordagem anterior do treinador alemão. Soriano reconheceu que, durante os quatro anos em que trabalhou com Schmidt em diferentes equipas, nunca havia experimentado um sistema semelhante.

No entanto, o ex-avançado compreende a necessidade de adaptação tática quando as coisas não estão a correr como o esperado. As mudanças táticas são frequentemente uma resposta a desafios específicos, e Roger Schmidt não é exceção a essa abordagem.

"Nunca jogámos com três centrais com o Roger Schimdt, mas são soluções que se encontram. Nós jogávamos em 4-4-2 e atacávamos 5, 6 ou 7 jogadores", observou.

"Normalmente as alterações vêm quando as coisas não funcionam. Roger Schmidt tenta sempre manter o grupo unido, ter todos felizes e dar confiança aos jogadores que trabalham bem nos treinos. Naturalmente, os resultados mandam: se a equipa ganha está tudo fantástico, se perdem é culpa do treinador", acrescentou.

Recorde-se que o Benfica regressou às vitórias diante do Arouca, em jogo a contar para a Taça da Liga. O jogo marcou também o regresso aos golos de Arthur Cabral, avançado brasileiro dos encarnados que tem sido alvo de muitas críticas por parte dos adeptos do atual campeão nacional.

Soriano acredita que Schmidt tem a capacidade de extrair o melhor desempenho dos seus jogadores e apoiá-los em momentos difíceis. O ex-avançado descreve o treinador germânico como alguém que dá confiança e trata os avançados com carinho, incentivando-os a superar dificuldades, como a falta de golos.

"Sinto que ele conseguiu extrair o melhor de mim, passa muita confiança aos jogadores. Os avançados passam por fases: às vezes marcamos muitos golos, outras vezes a bola não entra, mas o que ele faz bem é dar muita confiança e tratar bem os avançados, com muito carinho, para que não se preocupem com a falta de golos", rematou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?