loading

Crónica: Portugal vence Bulgária em jogo de sentido único

A seleção portuguesa feminina derrotou hoje a Bulgária por 3-0, num jogo que dominou totalmente, da fase de qualificação para o Mundial-2023, mantendo-se a dois pontos da Sérvia, segunda classificada do Grupo H.

Crónica: Portugal vence Bulgária em jogo de sentido único

No Estádio Cidade de Barcelos, Portugal selou o resultado na primeira metade de um jogo em que ocupou quase sempre o meio-campo adversário, continuando a depender só de si para terminar o grupo no segundo lugar, de acesso aos ‘play-offs’, mesmo após o surpreendente triunfo sérvio sobre a líder Alemanha (3-2).

Superior em todos os capítulos desde o primeiro minuto, o conjunto orientado por Francisco Neto ameaçou o golo pela primeira vez ao minuto quatro, numa tentativa de Ana Borges, secundada por um remate ao lado, a roçar a malha lateral, por Tatiana Pinto, uma das mais interventivas, aos cinco.

O golo português adivinhava-se face à corrente do jogo e surgiu ao minuto 18, quando Diana Silva respondeu a um livre de Andreia Jacinto com um cabeceamento ao de leve que desviou a bola do alcance da guarda-redes Roksana Shahanska.

A toada manteve-se até ao intervalo, com as anfitriãs a investirem no ataque até marcarem de novo, num cabeceamento ao ângulo superior direito de Vanessa Marques, em dia de 26.º aniversário.

Diante da falta de argumentos ofensivos da sexta e última classificada do Grupo H, sem qualquer ponto, que fez da guarda-redes Patrícia Morais mera espetadora, a equipa das ‘quinas’ ameaçou o terceiro golo em novo remate de Tatiana Pinto, aos 38 minutos, antes de concretizar mesmo, aos 42.

Oportuna, Carole Costa apareceu ao segundo poste para ‘emendar’ um remate de Andreia Jacinto travado pela guardiã búlgara.

Adiantado no terreno de jogo até ao apito final, a equipa às ordens de Francisco Neto abrandou o ‘vendaval’ ofensivo, com uma circulação de bola que raramente deixou as jogadoras em posições privilegiadas para mais golos, à exceção de Mélissa Gomes, que obrigou Roksana Shahanska a defesa vistosa, aos 76 minutos, e atirou ao lado, aos 87.

Com 16 pontos ao cabo de oito jogos, Portugal é terceiro classificado do Grupo H, a cinco da primeira classificada, Alemanha, e a dois da Sérvia, a próxima adversária, fora, antes do encerramento da ‘poule’, com a receção à Turquia, sendo ambos os jogos em setembro.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?