loading

Taça da Liga: Oliveirense surpreende, V. Setúbal elimina Benfica e Braga

A Oliveirense foi a grande sensação da edição 2017/18 da Taça da Liga em futebol, ao tornar-se a quarta equipa da II Liga a atingir as meias-finais, enquanto o Vitória de Setúbal eliminou Benfica e Sporting de Braga.

Taça da Liga: Oliveirense surpreende, V. Setúbal elimina Benfica e Braga

Numa época em que anda com a ‘casa às costas’, atuando como anfitriã em Aveiro, a formação de Oliveira de Azeméis cumpriu um trajeto sem desaires e que teve como ponto alto o triunfo por 4-1 no reduto do Vitória de Guimarães, na fase de grupos.

O conjunto de Pedro Miguel começou por afastar duas formações igualmente ‘secundárias’, o Penafiel, por 1-0, em reduto alheio, e o Santa Clara, por 2-1, em casa, graças a um tento de Clayton aos 90 minutos.

Na fase de grupos, frente a três equipas da I Liga, a Oliveirense não perdeu, empatando a zero na receção ao Moreirense e dois na casa do Feirense, depois de, pelo meio, ter ‘humilhado’ os vimaranenses.

A Oliveirense, que luta pela manutenção na II Liga, venceu, assim, o Grupo C e pode sonhar com a possibilidade de se tornar a primeira equipa da II Liga a chegar à final, o que Penafiel e Beira-Mar, em 2007/08, num grupo a quatro, e o Portimonense, em 2015/16 (1-2 no reduto do Marítimo), não conseguiram.

Para atingir o jogo decisivo da ‘final four’, o conjunto de Oliveira de Azeméis terá de superar, porém, o Vitória de Setúbal, único conjunto presente no ‘certame’ de Braga que já venceu a prova, a primeira edição, em 2007/08.

Os sadinos, que perderam as últimas duas meias-finais disputadas (0-3 com o Benfica, na Luz, em 2014/15, e 0-3 com o Sporting de Braga, no Algarve, a época passada), estão, como a Oliveirense, na luta pela manutenção, no seu caso na I Liga, e também surpreenderam na fase de grupos.

Depois da afastarem em casa o Tondela (1-0, na segunda fase), os comandados de José Couceiro foram sorteados no mesmo agrupamento que Benfica e Sporting de Braga e não eram favoritos, mas, após dois jogos, selaram a ‘final four’.

Enquanto os outros se ‘entretinham’ a empatar, o Vitória ganhou fora ao Portimonense por 2-1, com dois golos nos últimos seis minutos, e bateu pelo mesmo resultado o Sporting de Braga, no Bonfim, com um ‘bis’ de Gonçalo Paciência, para, já apurado, empatar a dois na receção ao Benfica.

Os sadinos são agora favoritos para alcançarem, 10 anos depois, nova final da Taça da Liga, sendo que, então, saíram vencedores, ao baterem o Sporting no desempate por grandes penalidades (3-2), após 90 minutos sem golos.

Se a primeira meia-final é inesperada, a segunda é a ‘anunciada, com o Sporting e o FC Porto, que só começaram na fase de grupos, a arrancarem mal, ambos com empates caseiros, mas a ‘retificarem’ e a conseguirem um lugar em Braga.

Os ‘leões’ venceram o Grupo B com os mesmos cinco pontos do Marítimo, mas com uma diferença de golos muito superior (7-1 contra 3-2), depois de uma estreia precisamente face aos insulares, que empataram a zero em Alvalade.

Na segunda ronda, a equipa de Jorge Jesus conseguiu a maior goleada da prova, ao bater em casa o secundário’ União da Madeira por 6-0, e, a fechar, logrou, com o seu ‘onze’ mais forte, o empate (1-1) que necessitava na casa do Belenenses.

Os ‘leões’ estão pela quinta vez no ‘top 4’ e vão reeditar a meia-final de 2008/2009 (ganharam em casa por 4-1) com o FC Porto, o primeiro do Grupo D, com sete pontos, contra quatro do ‘secundário’ Leixões e do Rio Ave.

A formação de Sérgio Conceição começou mal, com um 0-0 na receção ao conjunto de Matosinhos, mas, depois, ganhou por 3-0 na receção ao Rio Ave e foi a Paços de Ferreira vencer por 3-2.

Os ‘dragões’ estão pela sétima vez nas meias-finais e procuram a terceira final, sendo que, a exemplo dos ‘leões’, perderam as duas que já disputaram.

Programa da jornada

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018
V. Setúbal - Oliveirense, 2 - 0

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018
Sporting - FC Porto, 4 - 3 g.p

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?