loading

Crónica: Cabeça de Hurtado vale primeiro triunfo do Vitória na Europa

Um golo de cabeça de Hurtado, aos 80 minutos, permitiu ao Vitória de Guimarães derrotar hoje o Marselha por 1-0 e conquistar, à quarta jornada, o primeiro triunfo no grupo I da Liga Europa de futebol.

Crónica: Cabeça de Hurtado vale primeiro triunfo do Vitória na Europa

Depois de algumas ocasiões desperdiçadas pelos vimaranenses numa exibição conseguida, o peruano respondeu a um cruzamento teleguiado de Héldon, na direita, com um cabeceamento indefensável para Steve Mandanda, que permitiu ao Vitória quebrar um jejum de 10 jogos sem triunfos na Liga Europa - o último datava de setembro de 2013, com a goleada sobre o Rijeka, da Croácia (4-0).

Com este resultado, os vimaranenses mantiveram o quarto lugar do grupo, mas agora com os mesmos quatro pontos do Konyaspor, da Turquia - empatou 0-0 com o líder Salzburgo, da Áustria (oito pontos) -, e ficaram a dois dos gauleses, segundos classificados.

Depois de ter vencido em casa do Desportivo das Aves (3-1), para a 10.ª jornada da I Liga, a jogar em 4x4x2, a turma vimaranense regressou ao 4x3x3, com um meio-campo totalmente renovado face ao último jogo - Wakaso, Francisco Ramos e Hurtado - e com João Aurélio no lugar de Victor Garcia, no lado direito da defesa.

Num jogo marcado pelos desacatos entre jogadores e adeptos do Marselha antes do apito inicial, que ditaram a expulsão do lateral-esquerdo Patrice Evra, o Vitória entrou melhor, e, nos primeiros dez minutos, instalou-se no meio-campo contrário, ficando perto de marcar, quando Marcos Valente falhou a emenda a passe de Jubal, aos seis minutos.

A equipa gaulesa chegou pela primeira vez à área vimaranense numa investida de Bouna Sarr pela direita, aos nove minutos, e, a partir daí, acalmou o ímpeto luso, levando a partida ao equilíbrio, que perdurou pelo resto da primeira parte, numa toada de parada e resposta.

Ambos os conjuntos optaram quase sempre por defenderem com muitos jogadores durante os ataques adversários e por responderem com contra-ataques rápidos mal ganhavam a bola, mas, apesar das muitas incursões ofensivas, as ocasiões apenas surgiram nos cinco minutos finais.

Os anfitriões estiveram perto de inaugurar o marcador por Rafael Martins aos 40 minutos, quando, na sequência de um lance de Konan, este viu a emenda final ser desviada por um defesa contrário, e, aos 41, quando cabeceou torto em frente à baliza.

Os franceses responderam nos minutos seguintes, com Clinton N'Jie, em boa posição, a atirar à figura de Miguel Silva (42), e Morgan Sanson, um minuto depois, a cabecear muito torto, com apenas a baliza pela frente.

Na segunda parte, o Marselha começou a surgir em zonas mais adiantadas e ficou perto do golo inaugural aos 57 minutos, quando Marcos Valente bloqueou, perto da linha de golo, o desvio de Clinton N'Jie, mas o Vitória continuou perigoso e Rafael Martins respondeu com um remate forte à trave, aos 63.

A turma portuguesa voltou a melhorar, e, pouco depois, aos 69 minutos, falhou duas ocasiões claras: primeiro num remate de Raphinha em plena área, que Mandanda travou com dificuldade, e, depois, num lance em que João Aurélio entregou a bola numa 'bandeja' para a conclusão de Rafael Martins, mas o avançado acertou mal na bola.

Depois de manterem o volume ofensivo até chegarem ao golo da vitória por Hurtado, os comandados de Pedro Martins organizaram-se depois atrás e controlaram as operações até ao apito final.

Programa da jornada

Quinta-feira, 2 de Novembro de 2017
Lyon - Everton, 3 - 0
Rijeka - Austria Wien, 1 - 4
AEK - Milan, 0 - 0
Young Boys - Dynamo Kyiv, 0 - 1
Ludogorets - Sp. Braga, 1 - 1
Maccabi Tel Aviv - FK Astana, 0 - 1
Partizan - Skenderbeu, 2 - 0
Basaksehir - 1899 Hoffenheim, 1 - 1
Slavia - Villarreal, 0 - 2
Kobenhavn - Zlín, 3 - 0
Apollon Limassol - Atalanta, 1 - 1
Lokomotiv - Sheriff Tiraspol, 1 - 2
Plzen - Lugano, 4 - 1
Arsenal - Crvena Zvezda, 0 - 0
Steaua - H. Beer Sheva, 1 - 1
Real Sociedad - Vardar Skopje, 3 - 0
V. Guimarães - Marseille, 1 - 0
Athletic Bilbao - Ostersunds FK, 1 - 0
Vitesse - Zulte-Waregem, 0 - 2
Rosenborg - Zenit, 1 - 1
Hertha Berlin - Zorya, 2 - 0
RB Salzburg - Konyaspor, 0 - 0
FC Koln - BATE Borisov, 5 - 2
Lazio - Nice, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?