loading

Euro2008 (Gr. A): Portugal com má memória de apuramentos com a Sérvia

A selecção portuguesa de futebol parte para o confronto de quarta-feira com a Sérvia com um saldo positivo, mas com má memória da única vez que apanhou a selecção dos Balcãs numa fase de apuramento para um Europeu.

A 22 de Mais de 1960, Portugal ficou afastado da fase final do Campeonato da Europa, realizado na antiga União Soviética, depois de uma humilhante derrota em Belgrado por 5-1, frente à Jugoslávia, que na altura integrava a Sérvia, com o único tento luso a ser apontado por Cavém.

Dias antes, a formação das ''quinas'' tinha vencido esta, entretanto extinta, república dos Balcãs por 2-1, em Lisboa, com golos dos malogrados Santana e Matateu, mas a vantagem conseguida acabou por não ser suficiente para o encontro da segunda mão.

A história dos embates entre os dois conjuntos iniciou-se no longínquo ano de 1928, nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, com Portugal a vencer por 2-1.

Quatro anos depois, as duas formações voltaram a encontrar-se, desta vez num jogo de carácter particular, e em que a vitória voltou a sorrir aos portugueses, desta vez por 3-2, com tentos de Pinga, Valadas e Manuel Soeiro.

Mais recentemente, em 1984, a selecção lusa saiu derrotada por 3-2 num particular realizado em Lisboa, com Jordão a marcar os dois golos dos portugueses, num encontro que assinalou o último confronto entre as duas equipas antes da extinção da Jugoslávia, que aconteceu sete anos depois.

Numa história curta de embates, com um total de seis jogos efectuados no total, Portugal encontrou a Sérvia pela última vez em 28 de Março deste ano, na fase de apuramento para o Euro2008, que ainda está em disputa, e saiu de Belgrado com um empate (1-1), com o único tento a ser apontado pelo médio Tiago, num ''chapéu'' ao actual guarda-redes do Sporting, Stojkovic.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?