loading

Crónica: Penálti de Salvio ‘encosta’ Benfica ao Nápoles na liderança

Uma grande penalidade convertida por Salvio, ao 'cair do pano' da primeira parte, permitiu hoje ao Benfica vencer na receção ao Dínamo de Kiev, por 1-0, em jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões.

Crónica: Penálti de Salvio ‘encosta’ Benfica ao Nápoles na liderança

O extremo argentino converteu o único tento do encontro, aos 45+2 minutos, e deixou os 'encarnados' com sete pontos, os mesmos do Nápoles e mais um do que o Besiktas, que hoje empatou na receção aos italianos (1-1).

Em vésperas de defrontarem o FC Porto, no Estádio do Dragão, os tricampeões nacionais mantêm-se na luta pelo apuramento para os oitavos de final da prova e, com este triunfo, asseguraram, pelo menos, a presença na Liga Europa.

Com Grimaldo recuperado dos problemas físicos que o afastaram da receção ao Paços de Ferreira, Rui Vitória lançou o lateral-esquerdo espanhol para o lugar de Eliseu e voltou a dispor do 'onze' que tem sido mais utilizado nas últimas semanas, com Pizzi a formar dupla de meio-campo com Fejsa, e com Gonçalo Guedes no apoio a Mitroglou.

O jovem avançado português foi mesmo o primeiro a tentar descobrir o 'caminho' do golo, logo na fase inicial, mas sem sucesso, à semelhança de Luisão, que, à passagem dos 10 minutos, desaproveitou a sua estatura e cabeceou por cima da baliza à guarda de Rudko.

O guardião ucraniano viria mesmo a ser determinante, mais tarde, ao evitar o tento inaugural das 'águias', quando Pizzi serviu Salvio na área, o argentino tocou para a entrada de Grimaldo, mas Rudko anulou as intenções do internacional sub-21 espanhol.

Por seu lado, o campeão ucraniano começou a 'soltar-se' a partir da meia hora e ameaçou a defensiva 'encarnada', primeiro num cabeceamento de Vida que saiu ligeiramente por cima e, depois, num remate do ex-benfiquista Derlis González à figura de Ederson.

Nesta altura, o conjunto da Luz já ia demonstrando algumas dificuldades para jogar dentro do 'bloco' do Dínamo de Kiev, que se apresentava com as linhas defensiva e de meio-campo bem juntas e 'empurrava' o Benfica para as linhas.

Contudo, a estratégia dos visitantes caiu por terra em cima do intervalo e logo numa ação do 'capitão' Vida, que cometeu um penálti claro sobre Luisão e permitiu que Salvio inaugurasse o marcador, numa repetição do que sucedeu há duas semanas, em Kiev.

No reatamento, Gonçalo Guedes ficou perto de apontar um grande golo e aumentar a contagem benfiquista, mas o remate embateu com estrondo na barra, antes de Fejsa sair lesionado, após uma entrada arrepiante de Rybalka, que certamente deixará o sérvio em dúvida para a visita ao Estádio do Dragão.

Já Mitroglou continuava a dar sequência a um desempenho desastrado na finalização e desperdiçou soberana ocasião na 'cara' de Rudko, numa altura em que o encontro começava a ter contornos muito idênticos à receção ao Besiktas (1-1), uma vez que o Benfica não conseguia fazer o segundo e abria espaço a que o adversário ameaçasse o empate.

De resto, a igualdade esteve perto de ser uma realidade, à entrada para os últimos 25 minutos, quando Derlis González foi derrubado dentro da área por Ederson, que acabou por se redimir e defender o pontapé de Júnior Moraes, levando ao rubro os mais de 50.000 espetadores presentes.

Ainda assim, os 'encarnados' não se livraram de vários sustos até final da partida, mas, de uma forma ou de outra, conseguiram segurar a magra vantagem, também porque o Dínamo de Kiev nunca teve 'arte nem engenho' para desfeitear Ederson.

Programa da jornada

Terça-feira, 1 de Novembro de 2016
Besiktas - Napoli, 1 - 1
Basel - PSG, 1 - 2
Mönchengladbach - Celtic, 1 - 1
Man City - Barcelona, 3 - 1
Atlético Madrid - Rostov, 2 - 1
Ludogorets - Arsenal, 2 - 3
PSV - Bayern München, 1 - 2
Benfica - Dynamo Kyiv, 1 - 0

Quarta-feira, 2 de Novembro de 2016
Monaco - CSKA, 3 - 0
Juventus - Lyon, 1 - 1
Dortmund - Sporting, 1 - 0
Legia Warszawa - Real Madrid, 3 - 3
FC Porto - Club Brugge, 1 - 0
Tottenham - Leverkusen, 0 - 1
Kobenhavn - Leicester, 0 - 0
Sevilla - Dinamo Zagreb, 4 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?