loading

Ilhas Faroé-Portugal: Obrigatório ganhar em Torshavn

A seleção portuguesa de futebol está na segunda-feira obrigada a vencer nas Ilhas Faroé para subir ao segundo lugar do Grupo B de qualificação para o Mundial2018, numa terceira jornada em que a líder Suíça visita Andorra.

Ilhas Faroé-Portugal: Obrigatório ganhar em Torshavn

A três pontos dos helvéticos, que dificilmente vão deixar fugir a vitória em Andorra la Vella, Portugal está proibido de perder pontos em Torshavn para não ficar ainda mais longe do primeiro lugar, o único que dá acesso direito ao próximo Campeonato do Mundo.

Apesar de os atuais campeões europeus serem claros favoritos ao triunfo, a verdade é que as Ilhas Faroé protagonizaram um início inesperado nesta fase de apuramento, primeiro com um nulo na receção à Hungria, equipa que esteve na fase final do Euro2016, e depois com uma vitória na Letónia (2-0).

A 06 de setembro, no primeiro jogo oficial depois de conquistar o Europeu de França, Portugal acabou por ‘tropeçar’ logo no arranque da caminhada para o Mundial, com uma derrota em Basileia por 2-0 perante a Suíça, aquele que é à partida o principal rival na luta pelo apuramento.

Sem Cristiano Ronaldo, a recuperar da lesão sofrida na final do Euro2016, a seleção portuguesa até entrou bem na partida frente aos helvéticos, mas duas desatenções na primeira parte acabaram por ser fatais.

Aos 23 minutos, na primeira vez que a Suíça chegou à baliza de Rui Patricio, Breel Embolo aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes luso e deu vantagem à sua equipa.

Pouco depois, aos 30 minutos, a formação da casa aproveitou alguma lentidão da seleção portuguesa e, na conclusão de um rápido lance de contra-ataque, Mehmedi fez o segundo dos helvéticos com um belo remate à entrada da área.

Foram dois ‘socos’ em apenas sete minutos que deixaram Portugal praticamente ‘KO’.

A seleção nacional controlou o resto da partida, num jogo em que rematou muito, mas quase sempre sem perigo. Só nos minutos finais é que Nani criou algum perigo, fazendo a bola embater no poste.

Um mês depois, em Aveiro e já com Cristiano Ronaldo, Portugal alcançou uma esperada goleada perante Andorra, por 6-0, com o avançado luso a marcar pela primeira vez quatro golos num só jogo com a camisola das ‘quinas’. Só Eusébio, Nuno Gomes e Pauleta é que tinha antes chegado ao ‘póquer’.

O jogador do Real Madrid, que terminou o jogo com algumas limitações físicas, marcou aos dois, quatro, 47 e 68 minutos. João Cancelo, no seu primeiro jogo oficial, aos 44, também ajudou à goleada, que terminou com o primeiro golo de sempre de André Silva pela seleção principal, aos 86.

A goleada podia ainda ter sido mais expressiva, já que Andorra terminou o encontro com menos duas unidades, devido à expulsões de Jordi Rubio, aos 62 minutos, e Marc Rebés, aos 70.

O embate entre as Ilhas Faroé e Portugal está agendado para as 19:45 de segunda-feira e terá arbitragem do lituano Gediminas Mazeika.

Programa da jornada

Domingo, 9 de Outubro de 2016
Ucrânia - Kosovo, 3 - 0
País de Gales - Geórgia, 1 - 1
Israel - Liechtenstein, 2 - 1
Finlândia - Croácia, 0 - 1
Sérvia - Áustria, 3 - 2
Islândia - Turquia, 2 - 0
Moldávia - Rep. Irlanda, 1 - 3
Albânia - Espanha, 0 - 2
Macedónia do Norte - Itália, 2 - 3

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2016
Bósnia - Chipre, 2 - 0
Suécia - Bulgária, 3 - 0
Andorra - Suíça, 1 - 2
Estónia - Grécia, 0 - 2
Ilhas Faroé - Portugal, 0 - 6
Bielorrússia - Luxemburgo, 1 - 1
Letónia - Hungria, 0 - 2
Países Baixos - França, 0 - 1
Gibraltar - Bélgica, 0 - 6

Terça-feira, 11 de Outubro de 2016
Cazaquistão - Roménia, 0 - 0
Dinamarca - Montenegro, 0 - 1
Chéquia - Azerbaijão, 0 - 0
Polónia - Arménia, 2 - 1
Alemanha - Irlanda do Norte, 2 - 0
Noruega - San Marino, 4 - 1
Eslovénia - Inglaterra, 0 - 0
Lituânia - Malta, 2 - 0
Eslováquia - Escócia, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?