loading

Síntese: 'Estrelinha' lusa brilha e põe Portugal nos quartos de final

A ‘estrelinha’ que faltou na fase de grupos ‘brilhou’ nos oitavos de final para Portugal, que garantiu um lugar nos quartos de final do Euro2016 de futebol, ao vencer a Croácia por 1-0, após prolongamento.

Síntese: 'Estrelinha' lusa brilha e põe Portugal nos quartos de final

Em função do que fizera nos três jogos da fase de grupos, a Croácia, que até tinha vencido a atual bicampeã europeia, a Espanha, era uma equipa mais confiante do que a lusa, que somara três empates na primeira fase com exibições sofríveis.

A Croácia tem também grandes individualidades e tinha mostrado até ao momento maior consistência coletiva do que a equipa das ‘quinas’.

No entanto, quando se esperava um jogo mais aberto, com a Croácia, fruto dessa confiança, a correr mais riscos, eis que se assistiu a um jogo trancado, com as duas equipas a recearem-se mutuamente, sem ousar, a trocar a bola em zonas mais recuadas, quase sempre com lentidão, sem mudanças de velocidade no jogo.

Não obstante esse respeito mútuo, a verdade é que a Croácia foi a equipa que se atreveu a ousar um pouco na segunda parte e no prolongamento, razão pela qual esteve mais perto do golo, como aconteceu no minuto anterior ao golo de Portugal, quando fez a bola embater no poste da baliza de Rui Patrício.

De resto, este lance ilustra a ‘estrelinha’ que Portugal teve, visto que o golo surge num lance de contra-ataque na sequência dessa bola enviada ao poste da baliza de Rui Patrício, lance esse no qual os dois jogadores lançados por Fernando Santos, Quaresma e Renato Sanches, tiveram um papel determinante.

A sorte acompanhou a seleção portuguesa até no detalhe do remate de Nani, de ’bico’, à baliza, que se transformou num passe letal para Cristiano Ronaldo rematar, Subasic defender e Quaresma, que iniciou a jogada, marcar na recarga.

Noutro jogo dos oitavos de final, o Suíça-Polónia, foi necessário recorrer aos penáltis, após prolongamento, com os polacos a serem mais competentes e a justificarem a superioridade que manifestaram na primeira parte, em que chegaram ao intervalo a vencer por 1-0, com golo de Jakub Blaszczykowski.

Na segunda parte, a reação suíça foi surpreendente, a equipa cresceu e foi à procura do empate, que conseguiu na parte final com toda a justiça, através de um monumental pontapé de fora da área de Xherdan Shaqiri, aos 82 minutos, levando o jogo para prolongamento e para a decisão para os penáltis, na qual a Polónia foi mais competente e, por isso, vai defrontar Portugal nos quartos de final, na quinta-feira.

Além de portugueses e polacos, os galeses também seguiram em frente, num jogo feio, em que a Irlanda do Norte conseguiu neutralizar as duas melhores individualidades do País de Gales (Gareth Bale e Aaron Ramsey) e equilibrar o jogo, tendo mesmo algum ascendente na primeira parte.

Acabou por ser também alguma ‘estrelinha’ a fazer ‘pender a balança’ para o lado dos galeses, que chegaram ao golo aos 75 minutos, através de um autogolo do defesa irlandês Gareth McAuley, ao tentar cortar um cruzamento de Gareth Bale, colocando o estreante País de Gales nos quartos de final, onde vai defrontar o vencedor do jogo Hungria-Bélgica, dos oitavos de final.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?