loading

Mundial Sub-20: FIFA acredita que competição na Turquia decorrerá normalmente

O diretor de segurança da FIFA, Ralf Mutschke, manifestou-se hoje confiante de que o Campeonato do Mundo de futebol de sub-20, que começa na sexta-feira, não será afetado pelos atuais protestos em Istambul.

Mundial Sub-20: FIFA acredita que competição na Turquia decorrerá normalmente

Em comunicado, a FIFA informou que o antigo diretor da Interpol se reuniu com o vice-governador de Istambul, Aziz Mercan, e com Erdem Iren, um representante da divisão de desporto da polícia local, e recebeu a garantia de que os incidentes que ocorrem na cidade não vão afetar a competição.

“A mensagem global do governador é de que Istambul e a Turquia são locais seguros e que estão a envidar esforços para que não ocorram problemas”, afirmou Mutschke, após o encontro, no qual disse ter “colocado as preocupações da FIFA sobre a segurança [na sede em Istambul] e com o torneio em particular, discutindo os possíveis impactos das manifestações dos últimos dias, assim como da reação policial”.

De acordo com o diretor de segurança da FIFA, o “[vice-governador] foi muito expansivo e percebeu as preocupações” do organismo com a competição, que decorre entre sexta-feira e 13 de julho, em sete cidades turcas.

“Ele assegurou-nos que não há riscos de segurança com a nossa sede [Istambul] e, pelo que tenho visto, concordo com ele”, frisou Mutschke.

Devido à repetição de manifestações, no parque Gezi, junto à Praça Taksin, em Istambul, e com o endurecimento da repreensão policial, o diretor de segurança do organismo salientou a necessidade de obter mais informações sobre as suas preocupações, estabelecendo canais de comunicação que se vão manter durante a competição.

“Foi bom termos oportunidade de manifestar as nossas preocupações, eu acredito que fomos levados a sério e concordámos que nos vão manter informados sobre qualquer mudança na avaliação de risco, quanto à competição ou quanto à nossa sede”, frisou o responsável da FIFA.

Mutschke considerou ainda que nem os jogos do Mundial2013, nem as unidades hoteleiras ocupadas por seleções ou por membros da FIFA estão em risco, uma vez que os protestos têm ocorrido no centro de Istambul, sem que seja previsível que se alastrem aos estádios.

“Em relação ao torneio, os manifestantes não estão a visar a competição, pelo que não é um problema. Todas as informações que o governador nos transmitiu é de que não haverá problemas nos estádios, o que está também em linha com a nossa avaliação de segurança”, explicou.

A FIFA acrescentou ainda a previsão de que o policiamento e o sistema de transportes vai funcionar dentro da normalidade, mas aconselhando os envolvidos na competição a manterem-se a uma distância segura de altercações e dos protestos.

“No que diz respeito ao ‘staff’ da FIFA o nosso conselho era, e continua a ser, que se mantenham longe dos protestos e que tentem não ficar entre os manifestantes e a polícia”, concluiu Mutschke.

A seleção portuguesa de futebol de sub-20 chegou durante a madrugada de hoje a Kayseri, cidade onde vai defrontar a Nigéria, na sexta-feira, a Coreia do Sul, na próxima segunda-feira, e Cuba, no dia 27, em jogos do Grupo B.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?