loading

Kadu: «O FC Porto tem a melhor formação de guarda-redes do mundo»

Aldo Geraldo Manuel Monteiro, Kadu para os amigos, é um recordista no plantel do FC Porto. Aos 16 anos, em 2011, a jovem promessa do futebol angolano estreou-se em jogos oficiais pelos azuis e brancos (Taça de Portugal, Pêro Pinheiro), batendo o recorde do colega Sérgio Oliveira. Com ambição e muita vontade de aprender ao lado dos mentores Helton e Fabiano, Kadu carrega nas luvas o sonho de ser o homem da baliza azul e branca e angolana no futuro.

Kadu: «O FC Porto tem a melhor formação de guarda-redes do mundo»

«É uma grande honra. O FC Porto é uma equipa histórica e está no lote dos melhores do Mundo. É um feito muito importante, que irá fazer parte da minha carreira para sempre. Espero que incentive os jovens da formação do clube a continuarem a lutar, para que um dia também eles consigam bater este recorde», começou por dizer ao Futebol 365, a propósito da sua estreia precoce no plantel sénior.

Motivos para triunfar no Estádio do Dragão não faltam. A seu lado, Kadu considera que tem os dois melhores guardiões da Liga Zon Sagres e os mais preparados treinadores do planeta na posição. «Helton e Fabiano são os melhores guarda-redes da liga e aprendo muito com eles. O Fabiano já fez imensos jogos e é muito mais experiente do que eu. Helton, o meu ídolo, é um autêntico professor para os dois e está constantemente a ajudar-nos», assinalou, não deixando de elogiar a equipa de técnicos que trabalham especificamente os guardiões azuis e brancos.

«Em Portugal, existe uma boa formação. Há excelentes guarda-redes, como os que representam a Seleção Nacional (Beto, Rui Patrício e Eduardo). No entanto, na minha opinião, o FC Porto é ainda mais eficiente. Este clube tem a melhor formação de guarda-redes do Mundo. Faz-nos ser muito completos».

«O Girabola está no bom caminho, mas é preciso um pouco mais de verdade»

Kadu compete em Portugal, no entanto confessou ao Futebol 365 nunca deixar de acompanhar o campeonato angolano. O guardião do FC Porto está contente com o maior equilíbrio da prova, mas, acima de tudo, pede mais «verdade».

«As equipas do Girabola estão fortes e as ditas pequenas estão cada vez mais próximas do nível das grandes. Falta apenas um pouco mais de verdade para que o futebol angolano cresça e se torne uma potência. Há certos aspetos que têm de melhorar», analisou, acrescentando que espera uma boa prestação do seu país na CAN, em janeiro, na África do Sul. «A Seleção Angolana tem jogadores com qualidade e todas as hipóteses de passar à segunda fase, alcançar a final e, até mesmo, vencer a Taça das Nações Africanas».

Daqui a alguns anos, Kadu espera estar a defender a baliza dos Palancas Negras, mas, por enquanto, vai admirando e aprendendo com várias referências dessa posição. «Embora não haja uma grande tradição de guarda-redes, destacaria o João Ricardo, que participou no Mundial de 2006. Atualmente, aprecio o Lamá. Internacionalmente, admiro o trabalho do Petr Cech e gostava muito de ver o David James», confessou, finalizando com o que seria o melhor cenário possível para a sua carreira. «Imagino-me a vencer muitos títulos pelo FC Porto, quem sabe até uma Liga dos Campeões», concluiu.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?