loading

Turquia: UEFA não vai impedir inscrição de clubes turcos

A UEFA anunciou hoje que não vai impedir a inscrição nas competições europeias das equipas da Turquia, apesar do escândalo de combinação de resultados que assola o futebol turco.

Turquia: UEFA não vai impedir inscrição de clubes turcos

Entre os diversos clubes envolvidos, realce para o Fenerbahçe e o Trabzonspor, apurados para a Liga dos Campeões como campeão e vice-campeão, respetivamente.

No comunicado divulgado, a UEFA informa estar ao corrente das acusações de viciação de resultados que afeta alguns clubes, pessoas e jogadores, que está seguindo ''muito de perto'' o caso e que se encontra em contacto com a federação turca (TFF).

''Não há dúvidas de que este é um caso complexo e que continua, mas as partidas que estão a ser investigadas estão claramente sob a jurisdição desportiva da TFF e do sistema jurídico turco. A UEFA, por isso, não pode fazer comentários sobre os possíveis resultados'', pode ler-se no comunicado.

Em relação à participação dos clubes turcos em competições de clubes, a UEFA refere ter ''plena confiança de que a TFF divulgará o nome dos clubes que têm direito a participar baseando-se exclusivamente nos seus méritos desportivos e que tomará as medidas necessárias'' neste caso.

''Tendo em conta a informação recebida até agora pela UEFA, não há motivo, segundo os seus estatutos e regulamentos, para proibir a inscrição de qualquer dos clubes envolvidos atualmente nas investigações que estão a ser levadas a cabo na Turquia'', adianta a UEFA.

As autoridades judiciais turcas acusaram desde o arranque das investigações, no início deste mês, dezenas de pessoas por alegado envolvimento em fraudes e subornos relativos a 19 jogos, incluindo Aziz Yildirim, presidente do Fenerbahçe, atual campeão turco, Sadri Sener, presidente do Trabzonspor, e Nevzat Sakar, vice-presidente daquele clube, entretanto hospitalizado devido a problemas cardíacos.

A polícia turca deteve hoje mais um grupo de suspeitos de envolvimento na manipulação de resultados, incluindo dois dirigentes do Besiktas, da liga turca de futebol, onde alinham cinco internacionais portugueses.

Na operação policial de hoje a policia deteve o dirigente Serdar Adali e o treinador Tayfur Havutcu, ambos do Besiktas, clube que conta com os portugueses Hugo Almeida, Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, Manuel Fernandes e Bebé.

Além daqueles responsáveis do Besiktas, as autoridades detiveram também para interrogatório dois jogadores do Istambul BB, igualmente da liga turca de futebol.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?