loading

"O Sporting é forte na saída de bola e foi isso que o Benfica conseguiu anular no último jogo"

No futebol português, poucas rivalidades conseguem igualar a intensidade e a história por trás do confronto entre o Benfica e o Sporting.

"O Sporting é forte na saída de bola e foi isso que o Benfica conseguiu anular no último jogo"
Benfica

"A competição é outra, logo a forma como as equipas vão a jogo também vai ser diferente", antevê antigo defesa dos leões.

Os dois gigantes do futebol nacional possuem uma longa tradição de duelos memoráveis e rivalidades acirradas, alimentando as paixões dos adeptos e a análise minuciosa dos especialistas desportivos ao longo dos anos.

A mais recente batalha entre águias e leões no primeiro dérbi da semana não só reacendeu as emoções entre os adeptos dos rivais de Lisboa, como também teve implicações diretas na Taça de Portugal, antecipando agora um segundo embate de igual magnitude no campeonato nacional.

A rivalidade entre Benfica e Sporting transcende o simples confronto em campo; é um duelo entre tradição, orgulho e ambição desportiva.

Com apenas um ponto a separar as duas equipas na tabela classificativa, o dérbi da 28ª jornada do campeonato português assume um papel crucial na corrida pelo título de campeão nacional.

"As equipas têm de pontuar para de um lado tranquilizar e do outro recuperar"

A análise prévia do confronto decisivo traz à tona as opiniões e perspetivas de antigos jogadores, como Francisco Barão, que deixou a sua marca nos relvados ao serviço dos leões entre 1975/76 e 1982/83.

Barão, através de uma coluna de opinião nas páginas do jornal desportivo Record, destacou a importância estratégica do próximo jogo para ambas as equipas.

"A competição é outra, logo a forma como as equipas vão a jogo também vai ser diferente. Outro dérbi, com ideias diferentes e que pode mexer com a classificação. Acima de tudo, as equipas têm de pontuar para de um lado tranquilizar e do outro recuperar", começou por dizer o ex-jogador.

Numa análise ao último confronto entre Benfica e Sporting, Francisco Barão elogiou a consistência e a capacidade de controlo de jogo demonstradas pela equipa de Rúben Amorim, mas reconheceu também a astúcia tática do Benfica em neutralizar o estilo de jogo leonino.

"O Sporting é muito forte na saída de bola e no controlo do jogo, foi isso que o Benfica conseguiu anular no último encontro e também ao contrariar o sistema do Sporting", observou.

Para o ex-defesa sportinguista, o desfecho do próximo encontro entre os dois rivais da segunda circular pode ter um impacto determinante no desfecho do campeonato português desta temporada.

Com o Sporting na liderança da competição com 68 pontos, apenas um ponto à frente do Benfica com 67 pontos, cada lance e cada decisão em campo podem ser cruciais para definir quem erguerá o troféu no final da época.

"Se o Sporting ganhar ao Benfica, e com o jogo em atraso que tem, fica com uma distância muito confortável. Se o Benfica sonha com o primeiro lugar, este é um jogo muito importante", concluiu Francisco Barão.

Contudo, a batalha pelo título nacional não se resume apenas ao confronto entre Benfica e Sporting. O FC Porto, que fecha o pódio com 58 pontos, mantém-se na luta pelos lugares cimeiros, embora com uma desvantagem considerável em relação aos dois rivais diretos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?