loading

"Schmidt vai usar a mesma estratégia, até porque este foi o melhor Benfica esta época"

No futebol português, poucas rivalidades são tão emblemáticas quanto aquela entre o Benfica e o Sporting, dois dos maiores clubes nacionais que há décadas protagonizam duelos épicos e disputas acaloradas.

"Schmidt vai usar a mesma estratégia, até porque este foi o melhor Benfica esta época"
SL Benfica

"Não me parece que este jogo vá decidir alguma coisa", assume o antigo defesa de leões e águias.

Recentemente, essas emoções foram reavivadas com o desenrolar do primeiro dérbi da semana, que teve implicações cruciais na Taça de Portugal e que antecipa um segundo embate de igual importância no campeonato nacional.

Agora, as atenções voltam-se para o próximo embate entre águias e leões, agendado para sábado em Alvalade, um confronto que pode ser determinante na reta final do campeonato nacional.

Com apenas um ponto a separá-los na tabela classificativa, o dérbi da 28ª jornada do campeonato assume uma importância monumental.

"Caso o Sporting ganhe, pois cava um fosso muito grande, que dificilmente irá perder"

No meio desta rivalidade no campo, também surgem narrativas nos bastidores que acrescentam ainda mais interesse a este confronto da 28ª jornada da I Liga.

Neste sentido, Luís Filipe, ex-lateral dos leões e dos encarnados, ofereceu uma análise perspicaz do desempenho das equipas no dérbi da Taça de Portugal e antecipou o que podemos esperar no próximo embate.

Para o antigo lateral português, o desempenho no primeiro jogo pode influenciar fortemente o segundo, especialmente nos momentos iniciais.

"São dois jogos seguidos, não há nada pelo meio e as sensações que ficam acabam por passar para o próximo jogo. Agora, dependerá de como é que os primeiros minutos vão decorrer", começou por dizer o antigo jogador, em declarações à Lusa.

"Se, por acaso, o Sporting estiver muito por cima e tiver algumas oportunidades, as sensações alteram-se logo. Agora, se o Benfica entrar da mesma forma como esteve neste último jogo, as sensações vão-se manter", acrescentou Luís Filipe, citado pelo site 'Desporto ao Minuto'.

O ex-jogador também destacou a importância do confronto direto na tabela classificativa, apontando que uma vitória do Sporting poderá criar uma distância considerável na liderança, difícil de ser recuperada pelo Benfica nas jornadas restantes.

No entanto, Luís Filipe não considera que este jogo seja decisivo em termos absolutos, mas reconhece o potencial impacto que pode ter no desfecho do campeonato.

"A diferença pontual não é muita e este confronto direto é importante na eventualidade de ambos acabarem com os mesmos pontos. Não me parece que este jogo vá decidir alguma coisa. Pode decidir caso o Sporting ganhe, pois cava um fosso muito grande, que dificilmente irá perder", assumiu.

Além das análises estratégicas e táticas, Luís Filipe também abordou os ajustes que as equipas podem fazer para este embate crucial.

O Sporting, mesmo após um jogo menos conseguido na Luz, conseguiu atingir o seu objetivo graças à capacidade de adaptação de Rúben Amorim e dos jogadores.

"É capaz que existam algumas alterações no 'onze' inicial. Não direi que tenha a ver com esse facto de, no segundo tempo, St. Juste e Geny terem ajudado a criar por aquele lado os dois golos, mas porque é um jogo diferente e em casa", apontou o ex-jogador.

O Benfica, por sua vez, apresentou uma estratégia que anulou a construção de jogo do Sporting, algo que poderá ser explorado novamente no próximo jogo.

"Também parte em desvantagem na I Liga e é importante virar a situação. Apesar de não ter passado a eliminatória, parece-me que o Roger Schmidt utilizará a mesma estratégia, até porque provavelmente este foi o melhor Benfica que vi durante a época", observou.

A finalizar, Luís Filipe aponta uma diferença entre a equipa encarnada da época passada para a atual: "Uma característica que mudou face à época passada é a pressão. O Benfica tem muitas dificuldades quando essa primeira linha é ultrapassada, pois aqueles jogadores não têm características para recuperarem defensivamente".

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?