loading

"Não estou a ver como é que é possível encaixar o Jota com todas as soluções que Portugal tem"

A seleção portuguesa realizou na passada quinta feira um jogo de preparação em Guimarães, enfrentando a Suécia num encontro que serviu não apenas para testar estratégias, mas também para dar oportunidade a novos talentos portugueses.

"Não estou a ver como é que é possível encaixar o Jota com todas as soluções que Portugal tem"
Vitoria SC

"Acho que foi um justíssimo prémio por aquilo que o Jota tem feito nesta temporada", reconhece Nuno Farinha.

O confronto, que terminou com a vitória de Portugal por 5-2, proporcionou momentos emocionantes aos adeptos presentes no Estádio D. Afonso Henriques, com destaque para a estreia de Jota Silva, avançado do Vitória de Guimarães.

O selecionador nacional, Roberto Martínez, deixou claro desde o início que este jogo seria uma oportunidade para testar soluções táticas e avaliar o desempenho de alguns jogadores menos experientes.

A equipa demonstrou uma performance sólida, com conceitos defensivos bem executados, apesar de ainda haver margem para melhorias, conforme admitido pelo próprio treinador espanhol no final do encontro.

Apesar da esmagadora vitória e da consistente performance, a estreia de Jota Silva foi o ponto alto do jogo para muitos dos presentes, com o avançado do Vitória a entrar em campo aos 63 minutos.

"Não sei se Jota tem exatamente tudo aquilo que Portugal precisa nessa altura"

A sua participação foi recebida com entusiasmo pelos adeptos, e embora não tenha conseguido marcar, teve uma oportunidade clara para ampliar a vantagem lusa, no entanto o seu remate foi defendido pelo guarda-redes sueco. Seria uma estreia de sonho para Jota, uma vez que estava a jogar em 'casa'.

A sua inclusão na seleção das quinas foi vista como um reconhecimento merecido pelo seu bom desempenho ao longo da temporada na Cidade Berço, mas gerou também alguma controvérsia entre alguns comentadores desportivos sobre a sua viabilidade para o Euro 2024.

Neste sentido, Nuno Farinha, conhecido comentador desportivo, expressou recentemente as suas dúvidas sobre a capacidade de Jota Silva competir com as muitas opções de qualidade que Roberto Martínez, selecionador nacional, possui para a posição do extremo do Vitória Guimarães.

"Parece-me impossível. Para esta fase final do Euro, não estou a ver como é que é possível encaixar o Jota em todas as soluções que Portugal tem, que são tantas e com a qualidade que nós sabemos. Ainda assim, marcou pontos naquilo que pode ser o futuro, o pós-Euro 2024", começou por dizer Farinha.

Em declarações na CNN Portugal, onde faz parte de um painel de comentadores desportivos, Farinha não deixou de elogiar Jota Silva, destacando o seu percurso. Contudo, voltou a frisar que não sabe se o jogador português tem aquilo que a seleção precisa neste momento.

"Acho que o Jota é um jogador que tem feito um percurso muito interessante. Eu não sei se tem exatamente tudo aquilo que Portugal precisa nessa altura, ou pelo menos se tem argumentos para competir com os jogadores que alinham na sua posição e que são tantas e tão boas as soluções que Portugal tem. Ainda assim, ele fez bem a sua parte", observou Nuno Farinha.

O comentador não tem dúvidas que esta estreia foi um prémio justo para o jogador do Vitória, destacando que Jota fez de tudo para merecer a confiança de Martínez e que, com um pouco mais de sorte, teria tido uma estreia de sonho com a camisola das quinas.

"Acho que foi um justíssimo prémio por aquilo que o Jota tem feito nesta temporada. Ele tentou agarrar a oportunidade ontem. É verdade que com um bocadinho mais de felicidade poderia ter feito o golo, que marcaria ainda de forma mais simbólica a sua estreia", acrescentou.

"Já não bastava ter sido no estádio do clube por onde atua, ainda com um golo teria sido perfeito, mas esteve perto de ser perfeito. Acho que é um jogador que, sobretudo, marcou pontos para aquilo que é o futuro, mas eu diria o futuro pós-Euro 2024", rematou Nuno Farinha.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?