loading

Benfica, Marselha e Vata. A viagem pela história

O sorteio das meias-finais da Liga Europa ditou o reencontro entre Benfica e Marselha. E uma viagem na história, até ao dia 18 de abril de 1990.

Benfica, Marselha e Vata. A história não se apaga e, por isso, conta-se vezes sem fim, quando a atualidade o justifica.

Ora, a atualidade justifica-o, porque Marselha e Benfica vão reencontrar-se, nos quartos-de-final da Liga Europa, mais de 30 anos depois do golo da mão de Vata.

O sorteio realizado hoje coloca o campeão português e a equipa francesa frente a frente, para o jogo de acesso às meias-finais, onde a formação que se qualificar irá defrontar o vencedor da eliminatória entre Liverpool e Atalanta.

Mas recuemos no tempo, até ao dia 18 de abril de 1990.

Benfica vs Marselha: Um confronto carregado de história

As memórias de todos os confrontos entre Benfica e Marselha param em 1990. A história do jogo Benfica-Marselha de 1990 poderia ser efémera, mas um detalhe eternizou-a.

A 18 de abril daquele ano, com o Estádio da Luz lotado, com 120 mil adeptos, viveu-se um dos mais memoráveis duelos entre estas equipas.

Numa partida decisiva das meias-finais da Taça dos Campeões Europeus, o Benfica precisava de vencer por um golo de vantagem para avançar para a final (após uma derrota por 2-1 no jogo da primeira mão).

Foi então que o avançado angolano Vata emergiu como o herói da noite. Lançado do banco aos 53 minutos, Vata marcou o golo decisivo aos 83 minutos, levando os adeptos à loucura e garantindo a histórica vitória do Benfica.

No entanto, este momento icónico ficou marcado pela controvérsia, já que o golo de Vata foi marcado com a mão. E este foi o capítulo mais marcante da história dos confrontos entre Benfica e Marselha.

“Meti o ombro e foi golo”, recordou Vata

O próprio Vata concedeu uma entrevista ao DN, por altura dos 30 anos desse jogo. E apesar do vídeo do golo de Vata deixar pouca margem para dúvidas, o jogador insistiu que não marcou o golo com a mão.

“Lembro-me perfeitamente do lance (...). O Valdo cobrou um canto, o Magnusson saltou à minha frente e desviou de cabeça na área e a bola veio na minha direção. Meti o ombro e foi golo. Foi uma loucura no estádio”, recordou.

Histórico entre Benfica e Marselha

Ao longo dos anos, estas duas equipas encontraram-se em diversas ocasiões, com datas que ficaram gravadas na memória dos adeptos.

Em março de 2010, por exemplo, os clubes disputaram dois jogos emocionantes na Liga Europa. O primeiro, a 11 de março, terminou com um empate por 1-1 no Estádio da Luz, seguido de uma vitória por 2-1 do Benfica no jogo de volta, a 18 de março, em Marselha.

Outras histórias se contarão, neste reencontro entre Benfica e Marselha, mas provavelmente nenhuma delas com tamanho simbolismo.

Mais de 30 anos depois, a mão de Vata ainda dá que falar. E assim será sempre que os dois clubes se defrontarem.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?