loading

"Não faz sentido o Benfica contratar três laterais esquerdos e não ser nenhum deles a jogar"

O atual campeão nacional, Benfica, encontra-se atualmente a atravessar um período de crise profunda, agravado pela humilhante derrota diante do eterno rival FC Porto.

"Não faz sentido o Benfica contratar três laterais esquerdos e não ser nenhum deles a jogar"
Liga Portugal

"O problema do Benfica tem a ver com dinâmicas coletivas que continuam a não funcionar muito bem", aponta Nuno Farinha.

As críticas à liderança do treinador alemão, Roger Schmidt, intensificaram-se após o descalabro no Estádio do Dragão, onde os encarnados sofreram uma goleada por 5-0.

A equipa encarnada, já em declínio nas últimas exibições, revelou uma incapacidade notória para lidar com a pressão e a qualidade do jogo apresentado pelo FC Porto.

As vozes críticas, que já se faziam ouvir antes dos recentes resultados negativos, atingiram agora um ponto crítico, com muitos a questionarem a capacidade de Roger Schmidt para lidar com os problemas existentes na equipa.

"Aconteceu no Dragão, como já poderia ter acontecido em Alvalade, ou até frente ao Toulouse"

Nuno Farinha, comentador da CNN Portugal, destacou a gravidade dos problemas na equipa e a aparente incapacidade de Roger Schmidt em resolvê-los.

A goleada no Dragão, segundo Farinha, é um sintoma de questões mais profundas relacionadas com as dinâmicas coletivas que continuam a falhar.

"No Dragão, a aposta já foi por um ponto da lança de raiz. Quando vinha a jogar Rafa, apareceu o Tengstedt, mas o problema não foi o Tengstedt. O problema é muito mais complexo, eu acho que o problema tem a ver com dinâmicas coletivas que continuam a não funcionar muito bem", começou por dizer Farinha.

"Aconteceu no Dragão, como já poderia ter acontecido em Alvalade, como até poderia ter acontecido frente ao Toulouse, e acabou por acontecer no Dragão", frisou.

A análise de Farinha enfatiza a complexidade dos problemas que o Benfica enfrenta sob a liderança de Schmidt. O comentador salienta que as dinâmicas coletivas não estão a funcionar conforme o esperado, independentemente das tentativas de ajuste tático.

A ausência de estabilidade e continuidade tornou-se evidente, refletindo-se em várias indefinições táticas e na gestão das laterais da equipa encarnada.

"O que é muito grave é que estamos a falar de março já, e em março as equipas têm de estar normalmente num estado de refinação que este Benfica não consegue estar, porque de facto não há uma estabilidade, não há uma continuidade, e há uma série de casos que entram pelos olhos dentro que se percebe que não são normais", acrescentou.

"Há uma série de indefinições no Benfica que não auguram nada de bom"

A contratação de três laterais esquerdos nesta temporada, segundo Farinha, não resolveu a questão, criando indefinições e falta de consistência no onze inicial.

"A velha questão dos laterais, mas ao mesmo tempo que é atual, porque o Benfica continua sem conseguir resolver esse problema. Não faz sentido aquilo que aconteceu nesta temporada ao Benfica, que foi contratar três laterais esquerdos e não ser nenhum deles a jogar na posição", observou Nuno Farinha.

A questão dos laterais tem sido recorrente e persistente. Apesar das contratações de três laterais esquerdos, nenhum tem conseguido afirmar-se na posição original.

O problema é evidenciado pelo facto de jogadores como Morato serem adaptados fora da sua posição natural, levando a uma série de indefinições que, segundo Farinha, "não auguram nada de bom."

"Ora joga o Morato naturalmente adaptado, ora joga o Aursnes no lado direito, só existe por contraponto um lateral de raiz que é o Bah. Enfim, há uma série de indefinições no Benfica que não auguram nada de bom", salientou Farinha.

A gravidade dos sintomas revelados nas últimas exibições coloca dúvidas significativas na cabeça de Roger Schmidt.

Apesar de ainda existir a possibilidade de conquistar três títulos, as preocupações crescem à medida que a equipa da Luz se aproxima das fases decisivas da temporada e, face a isto, o comentador sublinha que a estabilidade e consistência são elementos cruciais que o Benfica não tem demonstrado.

"Acho que há muitas dúvidas na cabeça de Roger Schmidt nesta altura. É verdade e nunca podemos perder de vista essa realidade que o Benfica continua ainda com a possibilidade de chegar a três títulos, mas os sintomas não são bons", destaca o conhecido comentador da CNN Portugal.

As expectativas para o futuro imediato do atual campeão nacional centram-se agora na reação desta quinta dos adeptos, particularmente em relação a Roger Schmidt, quando os encarnados pisarem o relvado da Luz para defrontarem o Rangers, para os oitavos da Liga Europa.

O treinador, que já pediu aos adeptos para ficarem em casa e recusou-se a pedir desculpas após o jogo no Dragão, enfrenta agora, segundo Nuno Farinha, um Tribunal da Luz ansioso por respostas.

"Expectativa maior hoje para perceber de que forma os adeptos vão receber a equipa, e em particular Roger Schmidt, porque não esquecendo que foi o mesmo treinador que pediu um dia aos adeptos para ficarem em casa, foi o mesmo que depois do jogo do Dragão se recusou a pedir desculpa", lembrou Farinha.

"Portanto, por tudo isto, muita expectativa para perceber de que forma vai o Tribunal da Luz, digamos, receber hoje Roger Schmidt", rematou o comentador.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?