loading

Nuno Campos analisa o novo Shakhtar: "Não têm jogadores como Fred, Fernandinho ou Tyson"

O Shakhtar Donetsk, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, passou por mudanças notáveis desde os tempos em que contava nas suas fileiras com jogadores do calibre de Fred e Fernandinho.

Nuno Campos analisa o novo Shakhtar: "Não têm jogadores como Fred, Fernandinho ou Tyson"
Nuno Campos

O antigo adjunto dos ucranianos, Nuno Campos, que trabalhou com o treinador português Paulo Fonseca, oferece uma análise crítica das alterações na equipa ucraniana.

O FC Porto enfrenta o Shakhtar Donetsk em Hamburgo, num momento em que a Ucrânia está em conflito com a Rússia, para abrir o Grupo H da Liga dos Campeões. Nuno Campos fez, em declarações à Rádio Renascença, uma comparação entre a equipa que treinou e o atual plantel dos ucranianos.

"A equipa atual é diferente da que treinámos, mais jovem e com mais jogadores ucranianos. No entanto, também é menos ambiciosa. Eles não têm jogadores como Fred, Fernandinho ou Tyson. Dependem mais do coletivo, mas a qualidade individual de alguns jogadores não é a mesma," detalha Nuno Campos.

Ele acredita que o atual Shakhtar ainda se apoia no forte patriotismo que é característico dos clubes do leste europeu: "É um povo muito unido, o que se traduz em vantagens dentro de campo. Eles querem mostrar que podem ser um orgulho para o seu país. É aí que vão encontrar a motivação," explica o treinador português.

Por essas razões, Nuno Campos considera o FC Porto favorito no confronto desta terça-feira. "Dentro da normalidade, com o Porto a ser uma equipa de maior dimensão e o Shakhtar com menos força, o Porto é naturalmente o favorito para ganhar o jogo. No entanto, isso não exclui a possibilidade de surpresas," acrescenta.

O jogo será realizado no 'Volksparkstadion' em Hamburgo, com início às 20h00. Esta será a casa do Shakhtar para a fase de grupos da Liga dos Campeões de 2023/24.

No entanto, Nuno Campos enfatiza que jogar fora de casa e fora do país não deve afetar significativamente o desempenho da equipa orientada pelo treinador holandês Patrick van Leeuwen.

"O Shakhtar tem experiência em jogar fora de casa... Jogar num estádio fora da Ucrânia pode significar menos apoio nas bancadas, mas eles já estão habituados a isso," conclui.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?