loading

QF Europeu-2024: Polónia, de Fernando Santos, perde na Albânia e complica apuramento

A Polónia, comandada por Fernando Santos, perdeu este domingo na Albânia por 2-0, e complicou o seu acesso ao Campeonato da Europa de futebol de 2024.

QF Europeu-2024: Polónia, de Fernando Santos, perde na Albânia e complica apuramento
Polish Football Association

Em Tirana, Jasir Asani e Mirlind Daku rubricaram o triunfo dos anfitriões, que se isolaram na frente, com 10 pontos, dois face à ‘vice’ República Checa, com menos um jogo, e à Moldávia, terceira, cuja vitória tangencial nas Ilhas Faroé (1-0) foi fixada por Vadim Rata.

Presente nas últimas três fases finais de Europeus, a Polónia surge no quarto lugar, com seis pontos, resultantes de duas vitórias e três derrotas, tendo três encontros pela frente.

Na ‘poule’ B, que é comandada pela imbatível França, Países Baixos e Grécia continuam a partilhar a vice-liderança, com nove pontos, após terem vencido na visita à Irlanda (2-1), em Dublin, e a receção ao Gibraltar (5-0), em Atenas, respetivamente, de forma distinta.

Cody Gakpo, de grande penalidade, e Wout Weghorst ajudaram os neerlandeses, que se sagraram campeões da Europa em 1988, a inverterem o tento de Adam Idah, enquanto Dimitrios Pelkas e os ‘bis’ de Konstantinos Mavropanos e Georgios Masouras selaram o expectável êxito dos helénicos, vencedores da edição de 2004, organizada em Portugal.

Um golo tardio de Pierre-Emile Hojbjerg permitiu à Dinamarca conseguir uma importante vitória na Finlândia e suplantar o ‘vizinho’ nórdico no topo do Grupo H, num jogo em que Morten Hjulmand, médio do Sporting, da I Liga portuguesa, seria suplente não utilizado.

Os finlandeses ‘caíram’ para o terceiro posto, com 12 pontos, um abaixo dos campeões europeus em 1992 e da Eslovénia, que se superiorizou no terreno do lanterna-vermelha San Marino (4-0), com golos de Zan Vipotnik, Jan Mlakar, Sandi Lovrić e Zan Karnicnik.

Em igualdade pontual com a Finlândia passou a estar o Cazaquistão, que consolidou o quarto lugar com uma vitória pela margem mínima na receção à Irlanda do Norte (1-0), quinta colocada, com três pontos, através de um tento solitário de Maksim Samorodov.

O primeiro dos três dias da sexta jornada de apuramento para a 17.ª edição do Europeu, que se vai disputar na Alemanha, entre junho e julho de 2024, integrou ainda dois duelos na ‘poule’ G, na qual a Sérvia aproveitou a ‘folga’ da Hungria para se juntar à liderança.

Aleksandar Mitrović decidiu a viagem à Lituânia com um ‘hat-trick’ (3-1), sem que Gytis Paulauskas ameaçasse o êxito dos balcânicos, que somam 10 pontos e mantêm dois de avanço sobre o ‘vizinho’ Montenegro, terceiro, que triunfou na receção à Bulgária (2-1).

Stevan Jovetić decidiu a contenda nos ‘descontos’, após Preslav Borukov ter ‘anulado’ o golo de Stefan Savić, num jogo em que os búlgaros atuaram meia hora em superioridade numérica, por expulsão de Igor Vujacić, mas viram Spas Delev desperdiçar uma grande penalidade e continuam a ladear os lituanos no fundo da tabela, ambos com dois pontos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?