loading

Crónica: Arouca alcança marca dos 30 pontos ao vencer na receção ao Santa Clara

O Arouca alcançou este sábado a marca dos 30 pontos na I Liga, ao vencer por 1-0 na receção ao Santa Clara, com um golo através de uma jogada individual de Alan Ruiz, aos 49 minutos.

Crónica: Arouca alcança marca dos 30 pontos ao vencer na receção ao Santa Clara

Na 20.ª ronda da I Liga, o tento solitário do argentino (49) definiu uma partida que poderia ter terminado com um resultado mais dilatado para a formação da Serra da Freita, perante uma equipa visitante que tem apenas 15 pontos no campeonato, com o decurso do jogo a colocar em evidência as diferentes situações classificativas das equipas.

Num início repartido no que toca a situações de finalização, o Arouca teve a primeira grande oportunidade para inaugurar o marcador, quando, ao sexto minuto da partida, Alan Ruiz descobriu Morlaye Sylla, colocando um passe cirúrgico no internacional guineense, que, no corredor direito do ataque, rematou de forma rasteira cruzada, com a bola a passar muito próxima do poste da baliza adversária.

Os açorianos responderam aos 18 minutos, por intermédio do cabeceamento de Gabriel Silva, isolado em zona muito perigosa no interior da área, após um excelente cruzamento do capitão Paulo Henrique na esquerda, mas a finalização saiu ligeiramente ao lado.

Aos 26, o conjunto de Armando Evangelista teve novamente próximo de fazer balançar as redes de Gabriel Batista, quando um erro na primeira fase de construção do Santa Clara permitiu a Morlaye Sylla recuperar a bola numa zona adiantada e prontamente assistir Antony Alves num passe em rotura, mas o extremo brasileiro, em posição privilegiada, falhou de forma clamorosa, ficando a dúvida sobre se pretendia rematar ou assistir Oday Dabbagh.

A fechar o primeiro tempo, Diogo Calila cortou defeituosamente uma bola longa dos arouquenses e o esférico ficou nos pés de Dabbagh, o que deixou o palestiniano isolado, mas, no frente-a-frente com Gabriel Batista, o guarda-redes desviou com os pés o remate do ponta de lança (44 minutos).

Na sequência do canto originado pela jogada anterior (45), David Simão cruzou por baixo para o interior da área, onde apareceu Alan Ruiz a rematar forte, de primeira, para uma defesa notável do guardião dos visitantes, que mostrou excelentes reflexos para evitar o primeiro tento dos arouquenses.

Após um início de jogo repartido, com as equipas a ‘encaixarem’ taticamente uma na outra, o Arouca seguia em crescendo na partida e possivelmente já justificava a vantagem no marcador.

Na segunda parte, o Arouca voltou a mostrar-se superior da partida e foi com alguma naturalidade que acabou por chegar à vantagem logo aos 49, numa jogada individual fantástica de Alan Ruiz, após passe de Morlaye Sylla, em que o argentino se desviou de dois adversários dentro da grande área adversária, antes de aplicar um ‘túnel’ a Paulo Henrique e rematar com frieza para o 1-0.

O Arouca mantinha-se mais perigoso no jogo, mesmo com o resultado favorável e, ao 62.º minuto, uma bola despejada pela defensiva arouquense originou um lance de golo, quando Antony desviou de cabeça para Dabbagh, que não falhou à frente da baliza, mas o lance viria a ser anulado por fora de jogo, para desagrado dos adeptos da casa, que festejavam efusivamente.

Até ao final da partida, o fluxo de jogo ficou algo preso a meio-campo, à semelhança daquilo que foram os primeiros minutos, com os ‘lobos’ a baixarem mais as linhas perante um Santa Clara que se mostrava inofensivo para chegar ao empate.

Dois remates de longa distância por parte de Gabriel Silva (66 e 78), sem particular perigo para o guardião Arruabarrena, foram os únicos esboços de reação por parte dos açorianos até ao apito final de Hélder Carvalho.

Com este resultado, o Arouca sobe provisoriamente ao sexto lugar da I Liga, com 30 pontos, os mesmos que Casa Pia e Vitória de Guimarães, que ainda jogam na 20.ª jornada, enquanto o Santa Clara continua no 16.º, posição de play-off de despromoção, com 15.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?