loading

Crónica: Tempestade nos Arcos influencia empate entre Rio Ave e Tondela

Rio Ave e Tondela empataram 2-2, na abertura da 20.ª jornada da I liga de futebol, jogo em que as duas equipas sentiram muitas dificuldades para se adaptarem à tempestade que se abateu em Vila do Conde.

Crónica: Tempestade nos Arcos influencia empate entre Rio Ave e Tondela

Os locais foram os primeiros a marcar, por intermédio de Galeno, aos nove minutos, o Tondela ainda conseguiu uma reviravolta, com os golos de Delgado (24) e Tomané (52), mas Bruno Moreira impôs o empate final, ao marcar aos 74, já quando os visitantes estavam reduzidos a dez pela expulsão de Ricardo Alves, aos 60.

Com este resultado, o Rio Ave, que tinha na última jornada, na visita ao Marítimo, interrompido uma série de 10 jogos sem vencer, mantém-se no nono lugar, agora com 25 pontos. Já o Tondela, que somou o quarto desafio consecutivo sem vencer, segue no 12.º lugar, com 20 pontos.

Cedo se percebeu que as adversas condições climatéricas iriam condicionar a qualidade do desafio, com os visitantes, que começaram com o vento pelas costas, a sentiram-nas desde os primeiros minutos, com os seus remates desviados pelo vento.

O Rio Ave, melhor conhecedor do seu terreno, tentou contornar a adversidade jogando com passes curtos e, no seu primeiro, e único remate, à baliza na etapa inicial revelou-se letal, numa jogada conduzida por Murilo e finalizada no 1-0, num 'tiro' um jeito de Galeno, aos nove minutos.

A contrariedade não foi suficiente para tolher o maior atrevimento do Tondela, que se revelava sempre mais rápido nas saídas para o ataque, embora sem encontrar a dose certa de potência na altura da finalização.

Para superar essa pecha, os tondelenses acabaram por usar, literalmente, a cabeça para descobrirem a chave do sucesso, num desvio de Delgado, já aos 24, após jogada trabalhada por Xavier, que restabeleceu a igualdade.

O tento ajudou a formação de Pepa a manter o sinal mais no desafio e estar perto da reviravolta, num par de lances de Xavier e Delgado, perante um Rio Ave que, fustigado com o vento pela cara, sentiu sempre dificuldades para responder.

Após um pequeno dilúvio no tempo de descanso, a ventania deu tréguas no reatamento, favorecendo uma entrada melhor conseguida do Tondela, que, no primeiro lance de perigo da etapa complementar, consumou a reviravolta, num cabeceamento de Tomané, aos 52, após um canto.

Com a remontada do adversário, o Rio Ave descompensou-se e esteve, pouco depois, perto de sofrer um terceiro golo, num remate de Xavier.

Mas, à passagem da hora de jogo, com a expulsão do defesa-central dos beirões Ricardo Alves, por acumulação de amarelos, os vila-condense assumiram, pela primeira vez, a iniciativa da contenda.

E, tal como no primeiro tempo, a eficácia voltou a ser um predicado da equipa nortenha, que voltou a chegar com perigo à baliza do Tondela e recuperar o empate, aos 74, numa combinação de Galeno e Nadjack, finalizada com desvio feliz de Bruno Moreira.

Galvanizados, os vila-condense estiveram, nos últimos minutos, perto de recuperar a vantagem, mas, já com a chuva a dificultar, Ronan não teve arte para superar o guarda-redes Cláudio Ramos, que segurou o 2-2 final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2019
Rio Ave - Tondela, 2 - 2

Sábado, 2 de Fevereiro de 2019
Desp. Chaves - Marítimo, 1 - 0
Boavista - Feirense, 2 - 0
Desp. Aves - Sp. Braga, 0 - 2

Domingo, 3 de Fevereiro de 2019
Santa Clara - Portimonense, 2 - 1
Nacional - V. Setúbal, 0 - 0
Sporting - Benfica, 2 - 4
V. Guimarães - FC Porto, 0 - 0

Segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2019
BSAD - Moreirense, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?