loading

Benfica-FC Porto: Rui Vitória ainda não encontrou ‘antídoto’ para os ‘dragões’

O FC Porto é a única equipa do primeiro escalão à qual Rui Vitória nunca ganhou enquanto treinador nas competições nacionais de futebol, em vésperas do reencontro com os 'dragões', relativo à sétima jornada da I Liga portuguesa.

Benfica-FC Porto: Rui Vitória ainda não encontrou ‘antídoto’ para os ‘dragões’

Em 19 jogos com os 'azuis e brancos', o melhor que o atual técnico do Benfica conseguiu foi empatar, por sete vezes, tendo somado 12 derrotas. Estes números evidenciam bem as dificuldades que o ribatejano enfrenta perante os 'dragões', ao longo dos 16 anos de carreira que leva nos 'bancos'.

O Estrela da Amadora foi a outra formação que Rui Vitória nunca venceu, embora no caso dos amadorenses o registo se resuma a um só jogo, quando o treinador orientava o Fátima, da II Liga, e perdeu com o então primodivisionário (4-2), numa eliminatória da Taça de Portugal 2007/08.

O técnico defrontou os 'dragões' em todas as equipas que dirigiu, não vencendo qualquer um dos embates ao serviço de Vilafranquense, Fátima, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e, mais recentemente, Benfica.

O último embate deste historial foi disputado em abril deste ano e, além de ter terminado com um desaire das 'águias' (1-0), permitiu que o FC Porto saltasse para a liderança isolada, ultrapassando o Benfica a quatro jornadas do fim.

À entrada para a 30.ª ronda da I Liga 2017/18, o conjunto da Luz beneficiava de um ponto de vantagem sobre o rival, mas o mexicano Herrera, com um 'golaço' apontado aos 90 minutos, 'gelou' o reduto benfiquista e colocou os portistas no comando da classificação, de onde não mais saíram até final da prova.

Já nos três embates imediatamente anteriores, Rui Vitória somou o mesmo número de igualdades (duas no Dragão, 1-1 e 0-0, e uma na Luz, 1-1), depois dos dois desaires averbados na sua primeira época ao serviço do clube da Luz. Em 2015/16, também em plena luta pelo título, as 'águias' foram derrotadas em casa, por 2-1, depois de já terem perdido a partida da primeira volta, no Porto (1-0).

Por outro lado, o primeiro embate de Vitória com o FC Porto, ao comando do Vilafranquense, para a Taça de Portugal, saldou-se num desaire por 4-0, diante de um conjunto portista que era orientado por José Mourinho.

Seguiu-se um empate com o Fátima (0-0), em 2007/08, na Taça da Liga, embora este tenha culminado com a eliminação dos 'dragões', no desempate por grandes penalidades.

Ao comando do Paços de Ferreira, Vitória somou uma derrota (3-0) e um empate (3-3), este último no Dragão, sendo que os três tentos dos pacenses foram anotados por Pizzi, médio que é peça fulcral no 'xadrez' benfiquista.

Entre 2011/12 e 2014/15, Rui Vitória averbou sete desaires e duas igualdades, nas nove partidas disputadas com os 'azuis e brancos', entre campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.

O clássico entre Benfica e FC Porto está marcado para domingo, a partir das 17:30, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?