loading

Crónica: Rio Ave elimina Braga com golo solitário de Guedes

O Rio Ave garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Sporting de Braga por 1-0, com Guedes a apontar o golo que desequilibrou o desafio.

Crónica: Rio Ave elimina Braga com golo solitário de Guedes

Numa partida jogada sempre a um ritmo elevado, com várias situações de perigo junto das duas balizas, os vila-condenses acabaram por ser mais eficazes, conseguindo gerir a vantagem apesar do inconformismo dos minhotos, mais evidente no segundo tempo.

A partida até começou com um lance polémico, com uma saída intempestiva de Cássio aos pés de Ricardo Esgaio, acabando por derrubar o jogador do Sporting de Braga, já fora da área, que foi penalizada, com um cartão amarelo, perante os protestos dos bracarenses, que pediram a expulsão do guarda-redes do Rio Ave.

O lance, ainda assim, não desmotivou os visitantes que, nos momentos iniciais, se mostraram mais acutilantes, dispondo de boas oportunidades para inaugurar o marcador, nomeadamente num livre de Jefferson e num remate de Dyego Sousa, que Cássio se impôs com duas boas defesas.

Ao desperdício dos minhotos, o Rio Ave, que jogava nesta fase em contra-ataque, respondeu com eficácia, e aos 36 minutos colocou-se em vantagem, com um desvio certeiro de Guedes.

O avançado do Rio Ave respondeu da melhor forma a um cruzamento de Tarantini e, aguentando a pressão de Marcelo Goiano, teve a frieza necessária para inaugurar o marcador, num golo que viria a revelar-se decisivo.

Apesar da contrariedade, os comandados de Abel Ferreira não esmoreceram, e até a final do primeiro tempo tiveram duas boas oportunidades para recuperar ao empate.

Aos 40 minutos, Dyego Sousa viu um golo seu ser ‘anulado’ por pretenso fora de jogo, e aos 44 um desvio de Ricardo Horta foi travado por Cássio, em cima da linha, embora tenham ficado dúvidas se bola não terá ultrapassado na totalidade a linha de baliza.

Esperava-se que, para o segundo tempo, os minhotos entrassem com maior fulgor, mas acabou por ser o Rio Ave a dispor da primeira oportunidade desta etapa complementar, com Guedes, em posição privilegiada, a desperdiçar o 2-0, na recarga a um remate inicial de João Novais, que Matheus não susteve.

Com a equipa ‘arsenalista' a precisar de mais poder de fogo, Abel Ferreira lançou no jogo, de uma assentada, Fábio Martins e Hassan, mas apesar de ter conquistado mais presença na área, o Braga continuava a não ter suficiente coerência na altura da finalização, apesar de criar boas oportunidades.

Do outro lado, o Rio Ave conseguia fechar-se bem e ainda espreitar o contra-ataque, e apesar de ter perdido Guedes já nos descontos, expulso, por acumulação de amarelos, depois de, alegadamente, ter demorado a sair do relvado quando ia ser substituído, conseguiu segurar a vantagem mínima até ao final, carimbando a passagem à fase seguinte da competição.

Programa da jornada

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017
Sporting - Famalicão, 2 - 0

Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
FC Porto - Portimonense, 3 - 2

Sábado, 18 de Novembro de 2017
Benfica - V. Setúbal, 2 - 0
Rio Ave - Sp. Braga, 1 - 0

Domingo, 19 de Novembro de 2017
AD Oliveirense - Marítimo, 2 - 3 a.p
Académica - Nacional, 1 - 0
U. Leiria - Desp. Aves, 0 - 3
U. Madeira - Freamunde, 4 - 2
Vizela - Lank Vilaverdense, 2 - 4 g.p
Farense - Leixões, 2 - 1
Moreirense - FC Felgueiras, 5 - 2
Caldas - Arouca, 3 - 1 g.p
Sporting Ideal - Cova Piedade, 1 - 4
Praiense - Vilafranquense, 3 - 2 a.p
Santa Clara - Desp. Chaves, 2 - 0
V. Guimarães - Feirense, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?