loading

I Liga: Tondela – Sporting de Braga (declarações)

Declarações após o jogo Tondela-Sporting de Braga (2-0), da 34.ª e última jornada da I Liga de futebol.

I Liga: Tondela – Sporting de Braga (declarações)

Pepa (treinador do Tondela): "Foi [o jogo da sua vida] por tudo, é um clube com pouca história na I Liga, mas é um clube muito sério e com um grupo de trabalho fantástico. Nos últimos seis jogos fomos a melhor equipa do campeonato. O milagre foi acreditar muito, deram-nos como mortos, mas o futebol é fértil em surpresas e nós fizemos pela vida. A partir de certa altura do campeonato tivemos uma conversa frontal e assumimos que em termos individuais grande parte das equipas eram superiores à nossa. Mas, nós quando entravámos em campo não olhávamos para o individual e só olhámos para o coletivo. Acredito que foi isso fez a diferença, em termos de raça e de entrega ninguém podia correr mais do que nós.

Se vou continuar não sei e heróis são os jogadores e o presidente. A única coisa que sinto é uma alegria imensa. Estive no Feirense nove meses, quase dez, não festejei a subida e é uma mágoa que vou levar para o resto da vida. Compreendo as decisões de quem as tomou e fiquei feliz com a subida do Feirense. Em Moreira estávamos acima da linha de água e a praticar bom futebol e também fui despedido. Dói muito, foi uma facada grande em tão pouco tempo ter passado por essas duas situações. Tinha prometido a mim mesmo que esta época ia ficar a descansar, mas era impossível dizer que não [ao presidente do Tondela] e aceitei o desafio. Estávamos em último e agora também mereço festejar um bocadinho. Não há Pepa heróis, nem milagreiros, é o grupo de trabalho, os jogadores foram fantásticos. Depois as condições que o clube tem muito boas.

O Tondela ficou na I liga, é a segunda vez que fica e que seja por muitos anos. Há que festejar muito, mas dentro de dois dias, na minha opinião, com ou sem Pepa, o meu conselho é que a direção comece já a arregaçar as mangas e a trabalhar na próxima época, para não acontecerem situações como a do ano passado e este ano. É um conselho que dou, dá muitos pontos fazer um bom planeamento. O clube merece e tem tudo para ficar na I Liga muitos anos.

Felicito o Moreirense pela manutenção, felicito quem subiu à I liga e uma palavra de conforto ao Arouca e Nacional da Madeira. É muito duro e nesta vida às vezes só somos avaliados pelos resultados. Dedico este triunfo à família, tenho quatro filhas e nenhum menino para jogar futebol, mas elas gostam e sabem o que o pai sofre. Também ao presidente, que é um homem incrível e aos jogadores. E os adeptos, foi incrível, com Pepa ou sem Pepa, que metam mais adeptos no estádio, dão-nos muita força e isso ficou provado."

Abel Ferreira (treinador do Sporting de Braga): "O jogo resume-se sobretudo à eficácia. Na primeira parte as duas grandes oportunidades são nossas. O nosso adversário na primeira ou segunda vez que foi à nossa baliza foi extremamente eficaz, foi feliz, fez por isso. Grande atitude competitiva. Era o jogo da vida deles, estávamos preparados para isso, sentimos isso na atitude competitiva e na garra que meteram na disputa de cada lance. Na segunda parte tentámos inverter o nosso sistema tático para ganhar mais profundidade pelos corredores, conseguimo-lo fazer. Tivemos também uma ou duas oportunidades na segunda parte para concretizar. 2-0 é demasiado penalizador pela quantidade de oportunidades que criámos. Futebol é eficácia e o nosso adversário foi mais eficaz, numa atitude competitiva tremenda, o 12.º jogador deu-lhes uma grande força e isso foi bem evidente. A verdade é que não tivemos capacidade para destronar esta capacidade competitiva do nosso adversário.

Sobre a atitude dos adeptos, eles são soberanos e podem manifestar-se. Não vi o que se passou, mas se são nossos adeptos temos de respeitar a atitude deles. Sabemos que no futebol só há espaço para os mais fortes e melhores, vamos refletir sobre o que se passou esta época e dotar esta equipa de mais qualidade, ambição e atitude competitiva. Tenho a certeza que o que os nossos sócios querem é que lutemos sempre até ao último segundo, com garra e vontade de vencer.

Foi uma época atípica, com três treinadores, muitas mudanças, algumas referências saíram."

Cláudio Ramos (jogador do Tondela): "O Tondela é mesmo assim, foi até à última, foi para subir, o ano passado para a manutenção e este ano novamente. Acho que foi a força do acreditar, dos jogadores, dos treinadores e dos nossos adeptos e acho foi isso que tornou isto possível, o acreditar até ao fim e nas nossas capacidades, e penso que foi por isso que esta festa foi possível.

Nos últimos seis jogos tivemos cinco vitórias e com o acreditar, sempre trabalhámos para isso e nunca desistimos, o ambiente no balneário era sempre de festa porque acreditámos até ao fim que ia ser possível, que íamos conseguir a manutenção.

[Sobre os jogadores chamados por Fernando Santos e após lesão de hoje de Marafona] Sinto que tenho capacidade e qualidade, acho que fiz um excelente trabalho este ano e tudo é possível.

[Sobre uma possível saída do Tondela] Esta semana é de festa e depois logo se vê."

Programa da jornada

Sábado, 20 de Maio de 2017
Paços Ferreira - Marítimo, 0 - 0
Rio Ave - Belenenses, 2 - 0
Nacional - V. Setúbal, 1 - 2
V. Guimarães - Feirense, 0 - 1
Boavista - Benfica, 2 - 2

Domingo, 21 de Maio de 2017
Tondela - Sp. Braga, 2 - 0
Estoril - Arouca, 4 - 2
Moreirense - FC Porto, 3 - 1
Sporting - Desp. Chaves, 4 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?