loading

Crónica: Triunfo sobre Arouca mantém Rio Ave a sonhar com a Europa

O Rio Ave venceu hoje o Arouca, por 3-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, num resultado que permite aos vila-condenses manterem-se na luta pelo acesso às competições europeias.

Crónica: Triunfo sobre Arouca mantém Rio Ave a sonhar com a Europa

Os golos de Jubal, na própria baliza, e Krovonovic, ambos nos últimos minutos da primeira parte, e um outro de Tarantini, aos 57 minutos, embalaram os locais para um triunfo que não merece contestação, dada a parca oposição do adversário.

Com esta vitória, o Rio Ave mantém o sétimo lugar, agora com 42 pontos, ficando, provisoriamente, a dois do sexto posto, ocupado pelo Marítimo, que dará acesso às competições europeias, na próxima época.

Já o Arouca segue no 13.º lugar, com os mesmos 31 pontos, mas tem o perseguidor Paços de Ferreira, a apenas dois pontos.

A partida até começou com pouca intensidade, com as duas equipas a perderem-se em inconsequentes batalhas no meio-campo e a falharem no último passe sempre que tentavam armar os ataques.

Nessa toada, nos primeiros 20 minutos, apenas o Arouca conseguiu esboçar um par de remates com André Santos e Mateus a tentarem, de longe, a sorte, mas sem a melhor pontaria

O Rio Ave demorou a reagir, e só quando Héldon, no corredor esquerdo, conseguiu imprimir velocidade é que os vila-condenses reentraram no desafio e criaram as suas primeiras situações junto à baliza contrária.

Tarantini, que neste desafio cumpriu os 300 jogos ao serviço do clube, tentou marcar o momento com um golo, mas em duas ocasiões não teve frieza necessária na finalização, esboçando um remate por cima e um cabeceamento ao lado.

Ainda assim, as iniciativas do capitão da formação da foz do Ave serviram para imprimir dinâmica à equipa local, que acabou por usufruir de uma infelicidade do adversário para chegar à vantagem

Após uma jogada iniciada por Petrovic, aos 41 minutos, Rafa Soares cruzou para área do Arouca, e, na tentativa de corte, o defesa Jubal acabou por introduzir a bola na própria baliza, inaugurando marcador.

O tento dos vila-condenses destabilizou os arouquenses, que, no derradeiro minuto desta primeira parte, não foram lestos na reação a um livre apontado por Tarantini, que desmarcou Gil Dias, e acabou por assistir Krovinovic para o 2-0.

O Arouca ainda tentou inverter o revés no arranque do segundo tempo, mas ao surgir mais subido acabou por se expor aos contragolpes do Rio Ave.

Numa dessas ocasiões, Rafa Soares voltou a desmarcar-se e, desta feita, a servir Tarantini, que, com pouca oposição, pôde celebrar as três centenas de jogos com a camisola do Rio Ave ao apontar o 3-0.

Este terceiro tento dos donos do terreno acabou por ser um golpe demasiado duro na ambição de recuperação do Arouca, que a partir desse momento perdeu o fio de jogo e não mais se encontrou, sobretudo nas movimentações ofensivas.

Acabou, por isso, por não surpreender que fosse o Rio Ave a continuar a ter as melhores oportunidades, sobretudo num lance individual de Gil Dias, que depois de deixar três adversários pelo caminho, fez a bola embater na barra da baliza de Bolat.

Do outro lado, os visitantes apenas conseguiram criar perigo já na fase final do desafio, quando Tomané chegou a introduzir a bola na do Rio Ave, num golo anulado por alegada carga sobre o guardião vila-condense, Rui Vieira.

Programa da jornada

Sexta-feira, 21 de Abril de 2017
Rio Ave - Arouca, 3 - 0

Sábado, 22 de Abril de 2017
Tondela - Nacional, 2 - 0
Marítimo - Belenenses, 3 - 0
Estoril - V. Setúbal, 3 - 0
Sporting - Benfica, 1 - 1

Domingo, 23 de Abril de 2017
Paços Ferreira - Sp. Braga, 3 - 1
V. Guimarães - Boavista, 2 - 0
FC Porto - Feirense, 0 - 0

Segunda-feira, 24 de Abril de 2017
Moreirense - Desp. Chaves, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?