loading

PR condecora dois artistas e uma IPSS da Madeira no 10 de Junho

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai atribuir condecorações a dois artistas madeirenses e uma associação desta Região Autónoma no Dia de Portugal, informou hoje o gabinete do representante da República no arquipélago.

PR condecora dois artistas e uma IPSS da Madeira no 10 de Junho

Na informação divulgada, o juiz conselheiro Ireneu Barreto diz que a escritora Irene Lucília Mendes de Andrade e o escultor Ricardo Velosa vão receber o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

À Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira (ADENORMA) será atribuído o título de Membro Honorário da Ordem de Mérito.

“As ordens honoríficas – atribuídas por ocasião das comemorações do 10 de Junho, pelo Presidente da República - visam galardoar personalidades que se hajam notabilizado, nomeadamente, por méritos pessoais, como também por ações relevantes em prol da comunidade”, pode ler-se na mesma nota.

Nascida em 1938, a escritora Irene Lucília foi professora do ensino secundário, tendo publicado o seu primeiro livro, ‘Hora Imóvel’, em 1968, sendo autor de várias obras de poesia e ficção. Também participou em várias exposições de pintura coletivas.

“Pela sua obra vasta, rica e diversificada, Irene Lucília Mendes de Andrade é considerada uma autora que transporta a ilha na sua obra”, diz o mesmo documento distribuído pelo representante da República.

Acrescenta que “a sua vasta atividade cultural, em particular a literária, reconhecida a nível regional e nacional, de par com elevadas qualidades de pedagoga, contribuiu decisivamente para que seja no presente uma referência ímpar da Cultura na Região Autónoma da Madeira”.

Ricardo Velosa, nasceu em 1947, foi presidente do Instituto do Bordado, Tapeçaria e Artesanato da Madeira (1997- 2003), diretor regional dos Assuntos Culturais (2003 e 2004) e responsável pelo Centro das Artes Casa das Mudas, na Calheta, (2004 -2010).

É sobretudo conhecido pelas muitas esculturas que tem na Madeira, sendo a mais recente a estátua do internacional português nascido na ilha, Cristiano Ronaldo, colocada junto do museu do futebolista na entrada a cidade.

O escultor tem o seu nome nos monumentos do Cristóvão Colombo (Porto Santo), na da Autonomia da Madeira, da Revolta da Madeira (1931), dos Carreiros do Monte, do Trabalhador, ao Combatente Madeirense no Ultramar, ao Turista, entre outros, no Funchal

A Adenorma é uma instituição de solidariedade social criada em outubro de 1994, que tem como objetivo desenvolver atividade no concelho de S. Vicente, sendo detentora do estatuto de utilidade pública desde 2000.

O seu principal objetivo é “a prossecução de atividades de natureza humanitária, cultural, educativa e científica, com vista à valorização pessoal e à promoção da inclusão social”, sendo de destacar a sua intervenção nos concelhos da costa norte.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?