loading

Crónica: Tondela vence FC Porto desinspirado com golo de Luís Alberto

O lanterna-vermelha Tondela foi hoje a casa do FC Porto conquistar uma surpreendente vitória por 1-0, em partida da 28.ª jornada da Primeira Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Tondela vence FC Porto desinspirado com golo de Luís Alberto

Um golo solitário de Luís Alberto, aos 59 minutos, acabou por desequilibrar uma partida em que os 'dragões' foram castigados pelo seu desperdício e displicência na altura da finalização, saindo de campo sob um ruidoso coro de protestos dos adeptos.

Com este desaire, os 'dragões', que averbaram a segunda derrota da época em casa para o campeonato, ficaram ainda mais afastados da luta pelo título, abrindo um fosso de nove pontos para o líder Benfica.

Já o Tondela, que esta época já tinha conseguido um empate frente ao Sporting (2-2), sai desta partida com um pequeno 'balão de oxigênio' na sua luta pela permanência, apesar de se manter no último lugar, com menos oito pontos do que a primeira equipa acima da 'linha de água' [o Boavista].

Com o mesmo 'onze' com que na última jornada tinham vencido o Vitória de Setúbal, em que Sérgio Oliveira repetia a titularidade, os 'azuis e brancos' até começaram o jogo com intensidade, instalando-se na área contrária e criando, cedo, as primeiras situações de perigo.

Maxi Pereira, com um remate forte, aos dois minutos, e Aboubakar e Danilo Pereira, pouco depois, na sequência de cantos, sublinharam os primeiros avisos de um FC Porto mais ofensivo, mas sem a melhor pontaria.

Do outro lado, e com pouco a perder devido à complicada situação na tabela classificativa, os visitantes não se intimidavam com a superioridade dos 'dragões' e sempre que conseguiam espaço lançavam atrevidos contra-ataques.

Numa dessas investidas, Romário Baldé, com um remate de longe, deixou claro que a defesa local não poderia relaxar perante o veloz tridente ofensivo do Tondela.

No entanto, era junto à baliza de Cláudio onde a maior parte da ação do jogo decorria, sucedendo-se as oportunidades desperdiçadas pelos 'dragões', com Aboubakar a revelar-se o mais perdulário.

Com tanto desperdício dos locais, o Tondela foi ganhando confiança nas suas capacidades defensivase segurou com tranquilidade o nulo até ao intervalo.

A firmeza dos visitantes transpôs-se para o segundo tempo, com os comandados de Petit a surgiram mais atrevidos e a explorarem os caminhos para baliza de Casillas.

Nathan Junior, aos 49, com um bom remate, deixou um primeiro aviso ao guardião espanhol dos portistas, que, 10 minutos depois, viu o Tondela, surpreendentemente, adiantar-se no marcador.

Numa boa jogada de envolvimento da frente de ataque dos visitantes, que teve uma oposição macia da defesa portista, Luís Alberto, com um remate pleno de oportunidade, assinou o 1-0.

Os assobios das bancadas fizeram-se imediatamente ouvir, acabando por enervar, ainda mais, um FC Porto, que, apesar de pronta reação, voltava a não disfarçar tremendas dificuldades na finalização.

Do banco, José Peseiro tentou contrariar essa premissa lançado Suk e, mais tarde, Varela, conseguindo que a equipa subisse no terreno, mas, por outro lado, ficasse mais vulnerável aos 'venenosos' contra-ataques do Tondela, que continuava a criar calafrios.

Até ao final, os 'dragões' deram o tudo por tudo para evitar o desaire, mas a forma trapalhona e displicente com que se movimentaram na frente de ataque foi castigada com a derrota e com os muitos protestos dos adeptos com que a equipa saiu do relvado.

Programa da jornada

Sexta-feira, 1 de Abril de 2016
Benfica - Sp. Braga, 5 - 1

Sábado, 2 de Abril de 2016
Arouca - Académica, 3 - 2
Marítimo - Nacional, 2 - 0
V. Guimarães - Boavista, 1 - 1

Domingo, 3 de Abril de 2016
U. Madeira - V. Setúbal, 2 - 2
Estoril - Paços Ferreira, 1 - 0
Moreirense - Rio Ave, 0 - 1

Segunda-feira, 4 de Abril de 2016
FC Porto - Tondela, 0 - 1
Belenenses - Sporting, 2 - 5

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?