loading

Crónica: FC Porto não cede perante o Belenenses e coloca pressão nos rivais

O FC Porto teve hoje de se aplicar para superar o Belenenses (2-1), em jogo da 24.ª jornada da Primeira Liga, e colocou pressão nos rivais Benfica e Sporting, em vésperas do dérbi lisboeta.

Crónica: FC Porto não cede perante o Belenenses e coloca pressão nos rivais

Os tentos de Brahimi, aos oito minutos, e Tonel, aos 18, na própria baliza, faziam antever um triunfo fácil para os 'azuis e brancos', mas Juanto Ortuño, aos 60, colocou em perigo a vantagem dos forasteiros, que acabaram por não ceder até final.

Com esta vitória, o FC Porto alcança provisoriamente o Benfica no segundo lugar, com 55 pontos, e fica a três do líder Sporting, sendo que 'águias' e 'leões' apenas entram em campo na segunda-feira, antes de se defrontarem na próxima ronda.

Na 'ressaca' da eliminação da Liga Europa, os portistas apresentaram-se no Restelo com seis novidades relativamente ao encontro europeu com o Borussia Dortmund, registando-se as entradas de Chidozie, Herrera, André André, Corona, Brahimi e Suk, num 'onze' que não contou com a presença do castigado Layún.

Já os lisboetas viram-se privados dos centrais Rafael Amorim e Gonçalo Brandão, que foram substituídos por Tonel e Gonçalo Silva, enquanto Miguel Rosa cedeu o lugar ao avançado espanhol Juanto Ortuño.

Os 'dragões' entraram de 'rompante' no jogo e, ainda antes dos 10 minutos, capitalizaram o domínio graças ao tento de Brahimi, que aproveitou um corte incompleto de Gonçalo Silva dentro da área e bateu Ventura.

Mesmo sem conseguir incomodar verdadeiramente Casillas nos instantes iniciais, o Belenenses poderia ter chegado ao empate pouco depois, mas André André deu o 'corpo às balas' e impediu que o remate de Fábio Sturgeon tomasse o caminho da baliza.

Contudo, a resposta do FC Porto não poderia ter sido mais eficaz, desta feita numa jogada que parecia condenada ao insucesso: Maxi Pereira cruzou em esforço, já em cima da linha final, e Tonel, sem oposição, tentou afastar a bola de cabeça, mas acabou por desviá-la para a própria baliza, batendo um desamparado Ventura.

Os 'azuis e brancos' garantiam, assim, uma vantagem confortável ainda antes dos 20 minutos, apesar de não se terem livrado de alguns 'sustos' até ao intervalo. Primeiro foi o poste a 'salvar' os visitantes, num livre de Carlos Martins, que levava 'selo' de golo e, depois, seria Juanto Ortuño a falhar o alvo por duas vezes.

De resto, o Belenenses regressou do descanso apostado em fazer 'estragos' no adversário, que não conseguia decidir da melhor forma as jogadas ofensivas e permitia que a formação lisboeta se aproximasse com algum perigo da baliza à guarda de Casillas.

Dessa forma, o conjunto da Cruz de Cristo acabaria mesmo por chegar ao golo, por intermédio de Juanto Ortuño, que concluiu uma jogada de envolvimento entre Carlos Martins, Fábio Sturgeon e André Geraldes.

Ainda assim, o FC Porto poderia ter decidido o jogo, poucos segundos depois, mas Herrera chegou atrasado ao cruzamento de Corona, antes de Casillas 'brilhar' no extremo oposto, parando os remates de Miguel Rosa e André Geraldes.

A vantagem mínima deixava os portistas em posição fragilizada e, a dois minutos do fim, Bakic quase 'gelou' os muitos adeptos 'azuis e brancos' que estiveram no Restelo, num remate que saiu ligeiramente ao lado e que acabou por não alterar o rumo da vitória forasteira.

Programa da jornada

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016
Nacional - Paços Ferreira, 3 - 0

Sábado, 27 de Fevereiro de 2016
Boavista - Rio Ave, 1 - 2
Arouca - Sp. Braga, 0 - 0
Estoril - V. Setúbal, 3 - 0

Domingo, 28 de Fevereiro de 2016
Marítimo - Académica, 1 - 0
Moreirense - Tondela, 1 - 2
Belenenses - FC Porto, 1 - 2

Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016
Benfica - U. Madeira, 2 - 0
V. Guimarães - Sporting, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?